Mídias Sociais

Política

Defesa Civil de Macaé lança Plano de Contingência para prevenção de emergências

Avatar

Publicado

em

 

Finalidade do Plano de Contingência da Defesa Civil é estabelecer procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres no município

Preocupada com o período de chuvas nessa época do ano, a Prefeitura de Macaé divulgou nesta semana que a Secretaria Adjunta de Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência do Município de Macaé para atualização no paço municipal.

Segundo a prefeitura, o Plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na prevenção, na preparação e na resposta a emergências dentro do município.

“Esse é o momento para conversarmos sobre o Plano, que é extremamente importante para o município em casos de necessidade. A intenção hoje é para a participação de todos nas ações do município, de cada um contribuir. O Plano de Contingência contém análises de risco: a possibilidade de um evento adverso acontecer e as ações que estão sendo montadas nesse sentido. São ações bloqueadoras e mitigadoras na redução desses impactos”, comentou o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos.

Ainda durante o encontro, o secretário ressaltou a importância da participação de todos os órgãos municipais, tanto na atualização do Plano, quanto nos momentos em que o protocolo requer a instalação do gabinete de gestão de crise. Até o mês de abril, as secretarias municipais poderão mandar sugestões para a Defesa Civil.

O governo municipal explica que o Plano de Contingência é atualizado anualmente e foi elaborado para ser aplicado em todo o município, principalmente nos pontos sensíveis identificados pelo setor de Gestão de Risco da Defesa Civil, que considerou também o Mapa de Ameaças disponibilizado pela Defesa Civil Estadual.

“A finalidade é estabelecer procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta, recomendando e padronizando, a partir de aspectos de monitoramento, alerta, alarme e resposta”, detalhou a prefeitura.

Para o desenvolvimento do Plano, a Defesa Civil realizou análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários  identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres. Secretários, representantes de diversos órgãos municipais e agentes da Defesa Civil participaram da reunião.


 

Mais lidas do mês