Mídias Sociais

Cidades

Começa nesta terça-feira, 16, o período das campanhas eleitorais em todo Brasil

Avatar

Publicado

em

 

Depois de tanta expectativa, estão finalmente liberadas, a partir desta terça-feira, 16, as campanhas eleitorais, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelos próximos 45 dias, partidos, coligações e candidatos podem divulgar seus projetos, propostas e planos de governo nas diversas mídias e veículos de comunicação.

Entre as modalidades previstas para a propaganda eleitoral estão, fazer funcionar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, desde que entre às 8h e às 22h.

Neste período, também será permitida a realização de comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

As redes sociais, que vêm ganhando importância junto aos políticos e eleitores em todo o Brasil desde 2013, também poderão ser usadas para a veiculação de propaganda eleitoral, assim como outros sites, sendo proibida, porém, a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Enquanto a “nova” prática virtual ainda está sendo difundida entre os candidatos, a velha prática dos santinhos, que se espalham pelas ruas das cidades durante o período eleitoral, também está liberada a partir desta terça-feira.

Segundo o TSE, até às 22h do dia 1 de outubro, partidos, coligações e candidatos podem fazer a distribuição de material gráfico de suas campanhas, bem como a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, podendo fazer uso, inclusive, de carros de som para divulgação de jingles ou mensagens de candidatos.

O período para a realização das campanhas eleitorais deste ano se encerra no dia 30 de setembro, 2 dias antes das eleições municipais, que será o último dia para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita, e para a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana