Mídias Sociais

Política

Cidade com maior número de casos de coronavírus na região, Macaé anuncia mudança de endereço na Farmácia Popular

Avatar

Publicado

em

 

A partir desta terça-feira, 28, a Farmácia Municipal de Macaé passará a funcionar em novo endereço, no Centro de Especialidades Médica Dona Alba, no centro da cidade. O horário de atendimento continuará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A mudança de endereço da Farmácia Popular foi divulgada na última sexta-feira, 24, em nota da Secretara de Saúde, que segue trabalhando para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no município.

Segundo informe deste domingo, 26, a cidade já se aproxima dos 100 casos confirmados da doença, com 9 mortes, sendo o município da região com o maior número de casos do novo coronavírus confirmados.

Na região, já 236 casos confirmados, sendo 99 em Macaé, 57 em Campos dos Goytacazes, 41 em Rio das Ostras, 22 em Casimiro de Abreu, 12 em São João da Barra, 3 em Quissamã, e 2 em  Carapebus, com um total de 19 mortos, sendo 9 em Macaé, 6 em Rio das Ostras, 3 em Campos e uma em São João da Barra.

Os dados são das secretarias municipais de Saúde deste final de semana.  Segundo dados das secretarias estaduais de Saúde, são mais de 63 mil casos em todo o país, com mais de 4 mil mortes, sendo mais de 7 mil casos no Estado do Rio, que já registra 645 mortes até a noite deste domingo.

Em Macaé, o atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo vírus está sendo feito no Centro de Triagem, que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no centro da cidade.

Desde a última sexta-feira, a cidade de Macaé está em estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus e do risco real e imediato de contaminação pela doença. O município segue com todas as aulas suspensas, tanto da rede privada quanto da rede pública, e a retomada das atividades laborativas seguem suspensas, pelo menos, até o dia 4 de maio.

“O estado de calamidade pública foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), na última semana. A medida permite ao Executivo mais rapidez para contratações e compras, uma vez que oferece mais flexibilidade e simplifica o processo burocrático em tempos de crise”, justificou a prefeitura.

No último sábado, 25, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PSDB), que teve confirmada a infecção pelo novo coronavírus no último dia 17 de abril, divulgou em sua conta pessoal no Twitter que já está livre dos sintomas da doença.

“Pai, depois de 15 dias foi a primeira vez que acordei sem febre, sem dor de garganta, sem medo. Obrigado por essa Graça. Para mim, Senhor, foi mais um milagre. Agradeço, Pai, a todos que, junto a ti, fizeram orações. E, por favor, Pai, tenha misericórdia de todos nós”, escreveu o prefeito, demonstrando seu lado religioso, que no mesmo sábado, compartilhou vídeo comemorando a primeira alta de um paciente recuperado do coronavírus no Hospital Público Municipal (HPM).

Ainda de acordo com informes das secretarias municipais de Saúde das cidades da região, dos 236 casos confirmados da doença, 64 já são considerados recuperados, sendo 48 em Macaé, 12 em Rio das Ostras, 12 e Casimiro de Abreu, e 2 em Quissamã. Os demais municípios da região, ainda não divulgaram os casos recuperados até a manhã desta segunda-feira, 27.

Mais lidas da semana