Mídias Sociais

Política

CEAM de Macaé terá programação para as mulheres nesta quinta-feira, 25, abrindo conscientização pelo Dia Laranja

Avatar

Publicado

em

 

Nesta quinta-feira, 25, será celebrado em Macaé o Dia Laranja, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, como parte da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência contras as Mulheres, com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero.

Ao contrário de outras campanhas, o Dia Laranja é lembrado todo dia 25 de cada mês como mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre ações para o fim da violência contra as mulheres.

Em Macaé, o Dia Laranja terá programação variada, de julho a dezembro, sendo que apenas em agosto (22), outubro (24) e dezembro (11), os eventos não acontecerão no dia 25, mas todos realizados no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

De acordo com a Coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, a proposta é alertar para a necessidade de prevenir e combater a violência contra as mulheres, como também fortalecer a luta e o enfrentamento pela invisibilidade e a desigualdade da mulher.

“O Dia Laranja será celebrado mensalmente em forma de oficinas, que visam empoderar mulheres para o autoconhecimento, sempre alertando para a necessidade de prevenir e combater a violência”, explicou Jane Roriz.

Nesta quinta-feira, o CEAM promoverá uma oficina com o tema “Do que eu sou capaz”, que acontece das 14 às 16h30, com a presença da psicoterapeuta, Karoline Bandeira, e a terapeuta integral sistêmica, Aline Koppe, como facilitadoras.

A programação segue no dia 22 de agosto, das 17h às 19h30, com a oficina “Enfrentando desafios e dando a volta por cima” e a celebração do aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, com a presença da modelo Plus Size, Catharina Bersot, e a arte educadora e arteterapeuta, Cléo Furtado.

Em setembro, a programação volta ao dia 25, com a oficina “Até onde eu posso ir”, das 15h30 às 17h30, com a fisioterapeuta, instrutora de yoga e bailarina, Sheila Iman, como facilitadora juntamente com Tatiana Tauil, que representará a Secretaria de Esporte.

No mês seguinte, as programações do Dia Laranja se unem às celebrações do Outubro Rosa, com a oficina “A importância de cuidar da minha saúde”, que será realizada das 16h às 18h, com a presença da enfermeira, Simone Abugeber Damasceno de Carvalho, e a estudante de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thayná Barreto.

No dia 25 novembro, o Dia Laranja terá oficina de defesa pessoal, das 17h às 19h, com a presença de duas campeãs das artes marciais, a guarda municipal de Macaé, Verônica Medeiros, e a guarda municipal de Rio das Ostras, Katiuscia Castro.

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Verônica Medeiros, foi campeã brasileira de Kickboxing em 2012, campeã pan-americana de Kickboxing em 2017, campeã de muay thai  em 2018, e campeã estadual do Cinturão Brasileiro de Kickboxing em 2018.

Já Katiuscia Castro, graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, é faixa preta de judô e jiu jitsu, octacampeã brasileiros, pentacampeã sul-americana, além de campeã 6 vezes em Copas Internacionais.

Fechando a programação do Dia Laranja, no dia 11 de dezembro, o CEAM recebe uma roda de conversa com o tema “Mulheres Reais”, das 17h às 19h, já pensando nos eventos de 2020.

A Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, por meio do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, responsável organização do evento, lembra que, apesar dos acordos internacionais exigirem que os países garantam direitos iguais, muitas mulheres não recebem as mesmas oportunidades que os homens em setores como saúde, educação, liberdade de movimento e proteção sobre a violência.

A Coordenadoria ressalta ainda que a escolha pelo dia 25 de julho também não se deu por acaso, já que nesta quinta, também será celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana