Mídias Sociais

Política

CCZ de Macaé voltam a intensificar ações de combate à proliferação do Aedes aegypti em vários bairros da cidade

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé retoma nesta semana as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e chikungunya, que ainda preocupação o município, principalmente com a chegada do verão.

As ações voltam a ser intensificadas nesta segunda-feira, 7, e são realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que promove a 50ª semana epidemiológica deste ano, mantendo visitas domiciliares, em estabelecimentos comerciais, e em outros pontos considerados estratégicos nos bairros e localidades do município.
De acordo com a prefeitura, a finalidade é reforçar o trabalho de controle do mosquito e divulgar para a população informações sobre a importância da participação nas ações de combate aos criadouros do mosquito.

Com um calendário elaborado a cada semana, o CCZ promoverá ações, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, 11, nas localidades do Sol Y Mar, São Marcos, São José do Barreto, Ajuda, Virgem Santa e Novo Cavaleiros.

Segundo a prefeitura, as ações visam a eliminação de criadouros inservíveis, como latas, garrafas, potes, casca de ovo e copos descartáveis; o uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados; e a aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.
Sobre o combate aos roedores, o município revelou que a previsão desta semana é que as equipes do CCZ devem passar, até sexta-feira, pelos bairros da Imbetiba, do Centro, do Lagomar, da Aroeira, e de Visconde de Araújo.
“O reconhecimento geográfico é feito com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. É uma atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico”, explicou a prefeitura.

Mais lidas da semana