Mídias Sociais

Política

Carapebus recebe gestores culturais do Estado e do interior em Encontro dos Fazedores de Cultura do Estado do Rio

Publicado

em

 

A prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro (PP), recebeu, nesta segunda-feira, 26, a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, juntamente com outros prefeitos e gestores da Cultura de várias cidades da região.

A reunião marcou o Encontro dos Fazedores de Cultura do Estado do Rio na Região Norte Fluminense, que contou com a presença do vice-prefeito de Carapebus, Luiz Victor (PSDB), e da secretária de Cultura do município, Alessandra Miranda.

Entre as principais pautas do encontro, que teve apresentações artísticas, debates e um almoço, estavam a revitalização da sala de cinema da Estação Cultural da cidade, tema que foi abordado pela secretária estadual de Cultura e Economia Criativa.

Durante o encontro, que começou pela manhã, Danielle Barros conheceu vários projetos desenvolvidos pela gestão municipal e debateu políticas públicas e projetos direcionados para crianças e adolescentes, assim como ações para incentivo dos artesãos, além de oficinas culturais nos bairros mais afastados do centro da cidade.

Para conhecer um pouco mais sobre Carapebus, a secretária estadual visitou alguns pontos da cidade como a Casa do Artesão em Ubás, as obras para a instalação do Conservatório de Música no centro da cidade, e a Estação Cultural onde foram recepcionados para um almoço.

“Sabemos dos desafios desse momento, mas queremos construir uma relação mais sólida e mais estreita com a Secretaria Estadual de Cultura e Carapebus está a disposição para se unir com os demais municípios”, avaliou a prefeita Christiane Cordeiro.

Na parte da tarde o encontro prosseguiu com palestras e apresentações de projetos na Escola Salim Selem, onde os participantes conheceram a orquestra de cordas formada por alunos do projeto de violão da Secretaria de Cultura.

A secretária de Cultura de Carapebus Alessandra Miranda, também agradeceu a presença de todos e disse que Carapebus está democratizando os bens e valores culturais no município e anunciou projetos que serão implantados voltados para os idosos.

Segundo a gestora estadual, o Estado do Rio tem recursos para incrementar a cultura nas cidades do interior fluminense e, por isso, esses encontros servem para aproximar mais os 92 municípios da cultura do Estado do Rio.

“Não dá para investir na cultura só da capital, temos que olhar para as 92 cidades, pois em cada uma delas existe alguém fazendo cultura”, exemplificou Danielle Barros.

Além da prefeita de Carapebus, de seu vice e das secretárias, municipal e estadual, de Cultura, o evento teve também a presença de outros representantes da gestão estadual de Cultura, como subsecretário, Vitor Corrêa; o assistente de Relações Inter Municipais, Adenilson Honorato; a subsecretária adjunta, Cláudia Viana; e a representante da Superintendência de Artes, Denise Aquarone.

Representando outras cidades do interior fluminense e da região, participaram do encontro, a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Cordeiro (PSD), e o ex-vereador de Macaé, Maxwell Vaz (SOLIDARIEDADE), além de outros prefeitos e gestores culturais de Macaé, Paraty, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Fidélis, Conceição de Macabu e Quissamã.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana