Mídias Sociais

Política

Candidatos à Prefeitura de Cabo Frio participam de debate com sindicatos da Educação e Saúde

Avatar

Publicado

em

 

Neste fim de semana, cerca de 300 pessoas estiveram presentes no Clube São Cristóvão para acompanhar o debate promovido pelos sindicatos da Saúde e da educação de Cabo Frio. Estiveram presentes os candidatos  Marquinho Mendes (PMDB), Jânio Mendes (PDT), Paulo César (PSDB), Adriano (REDE), Claudio Leitão (PSOL) e Carlão (PHS), que assinaram uma carta de compromisso com as categorias.

O debate foi aberto com o tema educação e o primeiro a falar foi Claudio Leitão, que relatou sobre “o caos na educação em todo o país”, causado, segundo ele, pelos próprios políticos que não querem uma população com senso crítico. Em sua defesa, o socialista reforçou que o PSOL é formado por educadores e por isso tem um compromisso no seu DNA com uma educação transformadora. Com relação ao projeto voltado para o município, a ideia é fazer com que haja escolas integrais, além de 35% do orçamento seja voltado para investir neste setor.

Já Jânio Mendes afirmou que o seu plano de governo é baseado em 4 dimensões, a dimensão da valorização dos profissionais de educação, dimensão da garantia da educação de qualidade e permanência, a dimensão do empoderamento social e redução das desigualdades e valorização da diversidade.

Paulo César se comprometeu em logo depois das eleições, ainda em outubro, ele saindo vitorioso, chamar as lideranças sindicais, pais de alunos e demais envolvidos com a educação para conversar e achar as melhores formas de resolver os problemas deixados pelo atual gestão.

O ex-prefeito e atual candidato, Marquinho Mendes, falou do que já fez quando esteve no mandato, quando segundo ele, um ensino de qualidade foi implantado na cidade e que isso voltará a acontecer.

Já Carlão reforçou a importância da educação para o desenvolvimento do município. Ele também afirmou que não ter compromisso com nenhum grupo político e sim com a cidade de Cabo Frio, e por isso, o secretariado será formado por técnicos e que os funcionários serão respeitados.

O vereador e candidato Adriano afirmou que o primeiro passo de seu governo será reestabelecer um diálogo com o funcionalismo público, acertar a folha de pagamento, e enxugar a máquina pública. Também faz parte dos seus projetos a criação da Escola Nota 10, onde a sociedade irá participar ativamente. e escola de tempo integral com um tripé para a educação, esporte e cultura.

Os candidatos também se comprometeram em reorganizar a situação da saúde no município, que atualmente enfrenta diversos transtornos; de colocar como presidente do Ibascaf um servidor efetivo; em chamar os concursados de 2009; e de manter o ensino médio municipal. Além de outros problemas ligados a administração pública, que são evidentes nos dias atuais.

 

Mais lidas da semana