Mídias Sociais

Política

Campanha do Outubro Rosa continua com novas ações voltadas para a saúde da mulher em Carapebus

Publicado

em

 

A prefeitura de Carapebus promoveu, nesta semana, mas ações voltadas para o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, com um programação que contou com palestras e outras atividades de saúde.

Nesta quinta-feira, 14, uma equipe da Secretaria de Saúde realizou, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Elomir Esteves, no Centro, mais ações que fazem parte da programação do mês de combate ao câncer de mama com palestras, aferição de pressão, distribuição de kit odontológico e medição de insulina.

A programação começou no último dia 5 de outubro, com a visita do Ônibus Lilás, unidade móvel itinerante da Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres, e da Superintendência de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Rio, na Praça Frei Balthazar.

Os eventos desta quinta-feira começaram com as palavras do secretário de Saúde de Carapebus, Leonardo Moço, que abriu o dia de programação destacando a importância da campanha do Outubro Rosa, criada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos (EUA) e que, desde então é realizada anualmente em várias partes do mundo.

No decorrer do dia, a secretaria promoveu palestras voltadas para a saúde, ministradas pela psicóloga Miriam Santos, sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST); pela médica oncologista Dra. Janaina Lobo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

O evento continuou na parte da tarde, com mais palestras ministradas, pela fisioterapeuta Dra. Rudnéia Rozendo, sobre qualidade de vida e conscientização perineal; pelo nutricionista Dr. Ricardo Mourão, sobre qualidade de vida e nutrição; e pela enfermeira Luciana Pereira, sobre o câncer de mama e as principais formas de prevenção da doença.

Segundo o secretário Leonardo Moço, o trabalho realizado pela prefeitura é muito importante para auxiliar, tanto na conscientização sobre os riscos do câncer de mama, quanto para reforçar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce para salvar vidas das mulheres.

“Oferecemos vários serviços de acolhimento e palestras para conscientizar o público feminino. Entendemos que é mais importante prevenir, falando de saúde, do que tratar a doença. A ação é direcionada para conscientizar sobre o câncer de colo de útero e de mama”, avaliou o gestor.

Mais lidas da semana