Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé recebe comitiva do consulado japonês no Rio e reforça parceria na cultura e nos negócios

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu, nesta quinta-feira, 14, em seu gabinete, o cônsul geral e o vice cônsul do Japão no Rio de Janeiro, respectivamente, Ken Hashiba e Muya Hiroki, além de representantes da empresa japonesa Modec, uma das gigantes do mercado internacional de petróleo.

Durante a visita, os representantes do consulado japonês no Rio puderam conhecer mais sobre o município que foi sede da 1ª colônia agrícola de japoneses no Rio, na Fazenda Santo Antônio, de Saburo Kumabe, quando, em 1907, os primeiros imigrantes nipônicos chegaram ao Brasil, 1 ano antes das levas de migração oficial, em 1908.

“É um prazer recebê-los aqui na Prefeitura de Macaé, reforçando ainda os laços de amizade e parceria do Japão com a cidade de Macaé. O Japão, que como eu falei na nossa reunião, já é muito bem representado pelo mestre Matsuda, que sempre resgatou e sempre trouxe para a gente as tradições, dança, luta, um representante, como foi colocado pelo nosso cônsul, o embaixador do Japão aqui na cidade de Macaé. E como eu falei, reforça a parceria, encurta essa distância entre o Japão e o governo municipal, com as tradições, dança, e também para novos negócios”, falou o prefeito Welberth Rezende, em vídeo publicado em sua conta no Twitter.

A visita da comitiva do consulado japonês contou com a presença de um dos maiores representantes da cultura e da tradição japonesa em Macaé, o mestre Shiro Matsuda, que agradeceu e reconheceu a importância do encontro.

“Estou há 50 anos aqui [em Macaé] e isso nunca aconteceu. É um encontro marcante. Tenho orgulho de viver isso”, contou o mestre Matsuda.

Criada pelo mestre de judô, a Associação Matsduda Iminkan, voltada à apresentação da cultura japonesa em Macaé e que oferece ensino de judô, danças, cursos de idioma e até de culinária japonesa, também foi um dos destaques apresentados à comitiva nipônica ao município.

Além do objetivo de manter viva a história da imigração japonesa na cidade, a Iminkan ressalta o Projeto Banzai, que oferece aulas de judô às crianças da rede pública municipal de ensino, apresentando os benefícios da arte marcial para um bom desenvolvimento cognitivo das crianças macaenses.

Outra apresentação que marcou a visita dos representantes do consulado japonês no Rio foi a Modec, empresa japonesa que presta serviços para a indústria de petróleo e gás natural, com uma das suas sedes em Macaé, feita pelo diretor da empresa, Rodrigo Rocha, que garantiu a presença da companhia em Macaé até 2047.

“Recebemos também representantes da empresa Modec, que é uma das gigantes aí do petróleo, sede em Macaé, que muito nos orgulha; fizeram uma bela apresentação também e ficamos orgulhosos por escolherem a cidade de Macaé, investirem em Macaé, e assim queria agradecer e dizer que é um prazer recebê-lo aqui”, conclui o prefeito no vídeo que está nas suas redes sociais.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna falou sobre a importância do encontro para a economia da cidade, lembrando a participação de outras empresas japonesas no município.

“Além da tradição e cultura, Macaé mantém e irá receber em sua economia grandes empresas japonesas. Esse encontro mostra a nossa disposição como município em avançar com essa relação”, afirmou Rodrigo Vianna.

Em construção no Complexo Logístico e Industrial de Macaé (CLIMA), a Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul, tem participação da japonesa Mitsubishi, além da britânica Shell, e da brasileira Pátria.

Após o encontro no gabinete, a comitiva seguiu para o Cemitério da Igreja de Santana, para a visita ao túmulo de Yamagata Yuzaburo, um dos primeiros imigrantes japoneses a se instalar no Brasil, ao adquirir, em 1911, a então Fazenda Cachoeira, que depois viria a se chamar Fazenda Yamagata.

A visita da comitiva do consulado japonês do Rio à cidade de Macaé contou ainda com a presença dos secretários, da Casa Civil, Luciano Diniz (CIDADANIA); de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna; de Esportes, Marvel (REDE); e de Cultura, Leonardo Mussi; e do secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson.

Mais lidas da semana