Mídias Sociais

Política

Câmara de Macaé anuncia novas composições de suas comissões permanentes para o biênio 2019-2020

Avatar

Publicado

em

 

Com plenária lotada para primeira sessão ordinária de 2019, Legislativo macaense tem sessão tranquila e sem polêmicas na formação das comissões permanentes da Casa

Na primeira sessão ordinária de 2019, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 19, na Câmara de Macaé, a única ausência foi a do vereador George Jardim (MDB), internado a 17 dias por problemas de saúde.

Depois da leitura do Expediente, o presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), solicitou um recesso de 15 minutos para, juntamente com seus pares, decidir as formações das comissões permanentes da Câmara para o biênio 2019-2020, que marca o último ano da atual legislatura.

Segundo Dr. Eduardo, sem a formação das comissões, as proposições tanto do Executivo quanto do Legislativo, não poderiam ser apreciadas, já que faltariam pareceres das comissões, que precisam analisar as matérias.

Após a breve reunião, que parece ter ocorrido sem maiores polêmicas, a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Garantias Fundamentais (CCJ), terá presidência de Julinho do Aeroporto (MDB), que terá a companhia do relator, Dr. Luiz Fernando (PTC), com Dr. Márcio Bittencourt (MDB) e Cesinha (PROS) completando a comissão.

Na de Finança, Orçamento, Planejamento e Tributação, Cesinha será o presidente, tendo Marvel (REDE) como relator, com Luciano Diniz (MDB) e Marcel Silvano (PT) fechando a composição.

Outras 3 das mais atuantes comissões, a de Saúde, a de Educação e a de Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico, também tiveram seus membros anunciados durante a sessão desta terça.

Na Comissão de Saúde, Dr. Márcio passou de relator à presidente, ocupando a vaga que anteriormente era de Welberth Rezende (PPS), que deixou a Casa rumo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Já na Comissão de Educação, Diniz assume a presidência, com Marcel passando a relator, enquanto na Comissão de Meio Ambiente, Maxwell Vaz (SD) continua como presidente, com Dr. Márcio como relator.

Em suas considerações iniciais, após as formações das comissões, o vereador Cristiano Gelinho (PTC), elogiou a condução do presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), que teria conseguido apaziguar os ânimos dos parlamentares para chegar num consenso.

Novo presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, onde terá a companhia de seu companheiro de partido, Dr. Luiz Fernando, como relator, além de Marvel e Alan Mansur (PRB), Gelinho elogiou a habilidade do presidente da Câmara para articular as formações das comissões, além de ressaltar os presidentes de outras duas comissões das quais fará parte, a de Saúde e a de Esporte, Lazer e Turismo, que ficará a cargo de Marvel.

Outro a comentar as formações das comissões, foi Julinho, que ressaltou a importância da Comissão de Ética, Moral, Bons Costumes e Decoro Parlamentar, a qual será presidente, pedindo atenção dos colegas de plenária para melhorar a ética entre os vereadores.

Com as novas formações das comissões permanentes, o agora vereador titular, Robson Oliveira (PSDB), que herdou a cadeira de Welberth, abrindo vaga para o iniciante Reginaldo do Hospital (PROS), passa a ser o vereador presidindo o maior número de comissões, com 3, as de Defesa dos Direitos do Idoso, de Assistência Social e Direito do Consumidor, e de Segurança Pública e Defesa Social.

Com duas presidências, vêm Julinho, na CCJ e na Comissão de Ética; Diniz, nas comissões de Educação e de Energia, Ciência, Tecnologia e Metrologia; e Marcel, nas comissões de Defesa dos Direitos Humanos e do Trabalhador, de Cidadania, Infância e Juventude.

Os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária nesta quarta-feira, 20, quando devem apreciar 4 vetos do Prefeito Dr. Aluízio (sem partido), em projetos de lei tanto de autoria do Executivo quanto do Legislativo, sendo 2 vetos parciais e 2 vetos integrais.

Mais lidas da semana