Mídias Sociais

Política

Cabo Frio também começa campanha de vacinação contra a Influenza, e contra o sarampo, nesta semana

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio começou, nesta segunda-feira, 4, a sua campanha municipal de vacinação contra a Influenza e o sarampo, que, neste ano, serão realizada de forma simultânea, de maneira escalonada.

De acordo com o município, durante a campanha de vacinação, as salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, em 29 polos de imunização espalhados pela cidade, nos seus 2 distritos.

“A imunização contra a gripe (Influenza) é anual, ou seja, as pessoas do grupo prioritário devem tomar uma nova dose todos os anos. A meta do município é imunizar 90% do público-alvo, que é formado por 79.934 mil pessoas”, explica a prefeitura.

Segundo o governo municipal, a vacinação terá foco em diversos grupos prioritários, com destaque inicial para idosos e profissionais da Saúde, que devem ficar de olho no calendário para não perder as datas escalonadas.

Nesta 1ª semana de vacinação, que acontece até esta sexta-feira, 8, as vacinas contra a Influenza serão aplicadas em idosos com 80 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência (ILPIs) e trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais, alterando os grupos prioritários nas semanas seguintes, terminando no próximo dia 3 de junho.

Já as vacinas contra o sarampo tem seu calendário definido pelo governo estadual, que também optou pelo escalonamento, que acontece até o próximo dia 3 de junho, paralelamente com a vacinação contra a Influenza, com a expectativa de público alvo de 19.751 pessoas.

Para se vacinar, seja contra Influenza ou contra o sarampo, as pessoas devem apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Já os profissionais de saúde devem também apresentar o comprovante de vínculo ativo, lembrando que as pessoas com deficiência permanente ou comorbidades precisam apresentar o laudo comprobatório.

A vacinação acontece de terça a quinta, das 9h às 16h, no PAM de São Cristóvão, e de segunda a sexta, das 9h às 16h30, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na Casa da Criança, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itajuru, Praia do Siqueira, e Vila do Ar, e das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), de Vila Nova, Jardim Caiçara, Praia do Siqueira/Palmeiras, Parque Burle, Jardim Náutilus, Guarani, Vila do Sol, Peró, Jacaré, Cajueiro, Caminho de Búzios, Gamboa, Boca do Mato, Monte Alegre, Jardim Peró, Tangará, Maria Joaquina, Nova Califórnia, Florestinha, Samburá, Botafogo, São Jacinto, Angelim, e Araçá.

Mais lidas da semana