Mídias Sociais

Política

Cabo Frio realiza mutirão de testagem para detecção do coronavírus destinada a artistas do município nesta sexta, 9

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio prepara um mutirão de testagem rápida para detecção do coronavírus exclusivo para atender os artistas do município nesta sexta-feira, 9, na Casa de Cultura José de Dome (Charistas).

A ação, que acontecerá das 9h às 16h, fará a testagem rápida de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para detecção do vírus, mas atenderá apenas os artistas cabo-frienses que foram previamente agendados.

A prefeitura explica que o teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue por punção digital, e que, para que o resultado seja eficaz e confiável, o exame precisa ser feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose das vacinas contra o coronavírus, já que a detecção de corpos aplicados na vacina podem gerar um falso resultado positivo.

“A expectativa é testar cerca de 150 pessoas. A medida segue a estratégia de ação da Secretaria de Saúde para controle e acompanhamento da evolução dos casos da Covid-19 (sigla, em inglês para Coronavirus Disease 2019) no município”, explicou a prefeitura.

De acordo com o município, depois de testar os artistas, a prefeitura prevê a realização de outros mutirões de testagem, entre os dias 12 e 16 de julho, e entre os dias 19 e 23 de julho, período em que a equipe itinerante atenderá os funcionários do Shopping Park Lagos, estimando testar 1.500 pessoas.
Segundo a prefeitura, outros grupos que tiverem interesse em ser testados podem fazer o agendamento pelo telefone 0800 021 6590, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, para fazer a marcação, informando o local da testagem, a quantidade de pessoas e o nome completo de cada um.
“Na hora do teste será necessário apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. O uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca será obrigatório”, acrescentou o município.

A prefeitura reforça que, além do agendamento por categoria, o teste rápido de anticorpos IgG e IgM para detectar o coronavírus segue sendo disponibilizado para população na Tenda da Triagem, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle; na UPA de Tamoios; nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégias em Saúde da Família (ESF) do município.
“Já o cidadão que está entre o 1º e o 7º dia de sintomas pode realizar o teste Swab RT-PCR para detecção da Covid-19. Ele é feito na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios e na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Porto do Carro, Gamboa, Praia do Siqueira/Palmeiras e Florestinha (Tamoios). Nas ESFs o funcionamento acontece às segundas e quartas, das 13h às 16h, e terças e quintas das 8h às 16h. Além de todas as ações para identificação do diagnóstico, e demais medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio destaca que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara corretamente e acatar as recomendações dos profissionais de saúde”, completa o governo municipal.

Mais lidas da semana