Mídias Sociais

Política

Cabo Frio e Macaé atualizam calendário de vacinação pediátrica contra o coronavírus para esta semana

Publicado

em

 

Com o calendário de vacinação contra o coronavírus avançando, inclusive, na vacinação pediátrica, as cidades da região continuam promovendo a aplicação das doses para todas as idades, sempre de maneira organizada e escalonada.

Em Macaé, a vacinação pediátrica recomeça nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, para as crianças com idade entre 8 e 9 anos. A aplicação das doses acontece das 8h às 12h30, na Casa da Vacina, que funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, e também nos 32 polos de vacinação do município.

A vacinação continua nesta quinta-feira, 3, para crianças de 6 e 7 anos, e nesta sexta, 4, para crianças de 5 anos, e a prefeitura lembra que crianças de 10 e 11 anos, além das que pertencem ao grupo prioritário, de Pessoas Com Deficiência e com comorbidades, também podem comparecer aos polos de quarta a sexta-feira.

A prefeitura, que também segue durante a semana, com a aplicação da 1ª, da 2ª e da 3ª doses para pessoas com idade a partir dos 12 anos, explica que no caso da vacinação pediátrica, crianças de 5 a 9 anos precisam estar acompanhadas de um dos pais ou de um responsável, além de apresentar a Caderneta de Vacinação, e a Carteira de Identidade ou a Certidão de Nascimento.

“Caso a criança não esteja acompanhada dos pais ou responsáveis legais, é preciso apresentar um termo de consentimento dos mesmos permitindo, assim, a vacinação”, concluiu o município.

Em Cabo Frio, a vacinação pediátrica recomeçou nesta terça-feira, 1, e também segue durante a semana, de maneira escalonada para cada faixa etária, com atendimento das 9h às 16h30, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na Casa da Criança, que fica ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Manoel Correa, do Jacaré, de Tangará, e de Botafogo, além do PAM de Santo Antonio, em Tamoios.

“Com o calendário de imunização ampliado para atender o novo grupo prioritário de crianças de 5 a 11 anos, além de outros grupos, a medida tem como objetivo diluir o fluxo de pessoas”, explicou a Prefeitura de Cabo Frio.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações são baseadas no cenário pandêmico, que envolve desde a imunização da população e acolhimento e medidas de diagnóstico e tratamento da doença ao acompanhamento diário dos casos registrados.

“Tudo é analisado constantemente pela equipe técnica que busca ações para garantir o controle do avanço do coronavírus no município. Ao estender o horário nós reforçamos ainda mais que a população se vacine para conseguirmos, em conjunto, garantir a saúde e a queda dos casos. Por isso, em nome do município, convoco todos a se vacinarem e completarem o ciclo vacinal”, analisa a secretária de Saúde, Erika Borges.

A prefeitura lembra que, além do novo horário de vacinação, de terça a sexta, 3 polos funcionarão das 8h às 19h, o Centro de Saúde Oswaldo Cruz, a Casa da Criança, e o  PAM de Santo Antonio.

Mais lidas da semana