Mídias Sociais

Política

BRK Ambiental anuncia início das ações para assumir operação do Subsistema Lagomar, em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Com obras de saneamento em Rio das Ostras e Macaé, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário nos 2 municípios, anunciou o início de seu plano de ação para a recuperação da estrutura e desobstrução da rede do Subsistema Lagomar.

Antes operado pela Prefeitura de Macaé, o Subsistema Lagomar passou para a operação da concessionária na última semana, e nesta quinta-feira, 19, começou a receber uma frente de trabalho para revitalização da Estação Elevatória da Rua W16.

De acordo com a BRK Ambiental, a intervenção vai exigir uma interdição parcial no trecho que vai da Travessa Macaense, passando pela Travessa da Mata, até a Travessa Ipanema, e a previsão para conclusão das obras é na próxima sexta-feira, 27.

“Paralelo às obras, a BRK Ambiental vem realizando atividades para conscientização da população, com a entrega de material educativo aos moradores e comerciantes locais. Desta forma, eles ficam sabendo ainda mais sobre o trabalho planejado pela empresa para a região e sobre como podem colaborar para que o saneamento traga mais qualidade de vida a quem mora na localidade”, contou a concessionária.

O material traz informações sobre a importância do saneamento, a extensão da rede e os bairros que possuem estações elevatórias, além de explicar como é feita a coleta, o tratamento e a devolução do esgoto tratado ao meio ambiente.

Outros temas abordados pela ação da BRK Ambiental junto aos moradores do Lagomar, um dos bairros mais populosos da cidade, estão o funcionamento e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, assim como dicas sobre como fazer a ligação corretamente à rede de esgoto e como o morador pode colaborar para o funcionamento pleno do sistema.

“Esta é uma região em que há presença de recursos naturais que merecem ser preservados. E o morador é parte fundamental neste ciclo em que todos poderão disfrutar dos benefícios no futuro, já que os bons resultados do trabalho não dependem somente da BRK. É importante a ligação correta à rede de esgoto, assim como em sua conservação, não fazendo o descarte irregular de lixo”, avaliou o diretor da BRK Ambiental, Sergio Trentini.

Construído pela prefeitura em 2013, o Subsistema Lagomar possui 56 km de redes coletoras de esgoto, 14 estações elevatórias, sendo 11 no Lagomar e 3 no Engenho da Praia,  e a ETE Lagomar, que tem capacidade para tratar até 40 litros de esgoto por segundo.

“Neste período, para contribuir com a qualidade operacional e acelerar o atendimento à população, a BRK Ambiental prestou apoio ao poder público. Agora, cabe à empresa cuidar da coleta, afastamento, tratamento e destinação final do esgoto gerado nos 2 bairros da zona norte da cidade. Além das atividades para conscientização da população e das ações mais imediatas para recuperação da estrutura e desobstrução da rede, o planejamento da empresa também inclui o combate ligações irregulares. Tudo para que, gradativamente, se possa observar melhorias efetivas com relação à presença de vazamentos em vias públicas, mau-cheiro e, em especial, o descarte de esgoto in natura na Praia de Lagomar”, esclareceu a empresa.

A operação do Subsistema Lagomar acontece em paralelo com as obras das novas redes de esgotamento sanitário que farão parte do Subsistema Centro, com ações na Imbetiba, na Praia Campista, na Cancela Preta, no Novo Hortizonte, na Granja dos Cavaleiros, no Jardim Santo Antônio e na Nova Macaé.

Segundo a BRK Ambiental, o cronograma de obras é revisado semanalmente, e a atual fase vai até o dia 27 de setembro. A empresa alerta, porém, que a programação pode sofrer alterações por motivos técnicos e climáticos.

Para esclarecer dúvidas da população e oferecer mais informações, a concessionária disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023, assim como e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

Mais lidas da semana