Mídias Sociais


Política

Avenidas da Imbetiba voltam a receber desfile cívico pelo aniversário de Macaé no próximo 29 de julho

Publicado

em

 

Para comemorar os 209 anos de Macaé, no próximo dia 29 de julho, a prefeitura prepara diversas atividades, entre elas o tradicional desfile cívico que acontece a partir das 9h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba.

De acordo com o município, a previsão da Secretaria de Educação, que coordena o evento, é a redução da duração do desfile, de cerca de 3 horas para apenas uma hora, reduzindo também a possibilidade de concentração de pessoas em razão da pandemia do coronavírus.

Conforme proposta do Caderno de Orientações Pedagógicas (COP), da rede pública municipal de Educação, o tema o desfile desse ano será “Cuidar do ambiente é cuidar da gente. O amanhã depende de nós”, e a concentração está marcada para às 8h, na Rua Igualdade, com o encerramento previsto para 10h, na Avenida Agenor Caldas.

“Estamos em contagem regressiva para o desfile. Contamos com a participação da sociedade civil para a realização de um belo evento”, afirmou a secretária de Educação, Leandra Lopes, há 1 mês do evento.

Superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire informou que a data terá carga horária contabilizada como dia letivo, e disse esperar o engajamento de, no mínimo, 10% do contingente de cada unidade educacional da rede pública municipal.

“Buscamos otimizar o desfile, que será formado por alas identificadas por faixas. A identificação não será mais por instituição. Também as leituras das apresentações serão feitas apenas por ala. Isso reduzirá o tempo de desfile, com duração prevista para uma hora aproximadamente”, explicou Waleska Freire.

Segundo a prefeitura, no desfile desse ano, alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) se apresentarão interpretando o Hino de Macaé em inglês em um evento que contará com 10 bandas marciais escolares, além do pelotão cívico-militar, seguido das instituições que prestam atendimento a pessoas com necessidades especiais.

O desfile acontecerá por ordem de segmento, começando com a Educação Infantil, e depois com os anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, incluindo o CMI, seguidos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e das instituições de Ensino Superior, além das secretarias municipais e das instituições da sociedade civil, se encerrando com grupos de ciclismo e motoclube.

O município reforça que o evento desse ano será realizado através da colaboração entre os diversos órgãos municipais, lembrando que, no anfiteatro da Praia de Imbetiba haverá uma feirinha de gastronomia de rua montada para atender ao público presente.

Mais lidas da semana