Mídias Sociais

Política

Autorização para retorno das aulas presenciais no Estado do Rio a partir desta segunda-feira, 19, tem 4 cidades da região

Avatar

Publicado

em

 

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro anunciou, neste fim de semana, a autorização para o retorno das aulas presenciais em 16 municípios fluminenses, somando mais de 400 unidades reabrindo as portas para receber os alunos, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

“Retorno deve acontecer em 416 escolas estaduais. Juntas, essas unidades somam 63 mil alunos que poderão optar por voltar presencialmente”, explicou a pasta, lembrando que a volta depende de decisão de cada prefeito desses municípios.

A partir desta segunda-feira, 19, a flexibilização das medidas de isolamento social e restrição de circulação na área da educação estadual foram liberadas a valer para 4 cidades da região, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé e São Pedro da Aldeia.

De acordo com a secretaria, poderão retornar às aulas presenciais as turmas da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Fase IV, mas apenas na capital do Estado e nas cidades de Niterói e Duque de Caxias.

“No restante do Estado, as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras, ou por conta da classificação laranja de contágio, como é o caso da Região Centro-Sul fluminense. Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático, além do kit alimentação, retorno que deve acontecer em 416 escolas estaduais, que poderão optar pelo voltar às aulas”, acrescentou a pasta.

Além das cidades da região e das cidades do Rio e Grande Rio, as aulas poderão retornar em Italva, Itatiaia, Mesquita, Miracema, Natividade, Nilópolis, Piraí, São Francisco de Itabapoana e Seropédica.

Dentro dos municípios que podem retornar, 24 escolas não iniciarão suas aulas presenciais com as demais, uma vez que suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco do coronavírus, com a Secretaria Estadual de Educação providenciando uma solução administrativa para a retomada das atividades.

Dessas 24 unidades da rede pública estadual de educação, estão 3 colégios estaduais (CEs) de Casimiro de Abreu: o CE Santa Maria, em Barra de São João; o CE Indaiaçu, em Vargem Grande; e o CE Rio Dourado, no distrito de mesmo nome.

Mais lidas da semana