Mídias Sociais

Política

Aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha será comemorado com programação extensa em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Para celebrar o 13º aniversário da Lei Maria da Penha, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Macaé preparou um calendário de eventos na cidade a partir da próxima quarta-feira, 7 de agosto.

As atividades terão a realização de caminhada, palestras, oficinas e rodas de conversa, entre outras que estão programadas pelo CEAM, que é ligado à Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

No próximo dia 7, as comemorações começam com o Encontro do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção à Mulher, às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (CEALO), no centro da cidade.

À tarde, às 13h30, acontece a Caminhada do Bem, com  concentração na Praça Washington Luís, também no Centro, seguida da palestra “Direitos da Mulher – a quem recorrer?”, marcada para ter início às 15h30, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Macaé.

Nos dias 8 e 9 de agosto, acontece o curso de empreendedorismo do Programa Ela Pode, que será realizado das 8h30 às 18h, no auditório do Paço Municipal, sede da Prefeitura de Macaé.

As inscrições devem ser realizadas com antecedência por meio do portal Sympla, digitando “ela pode Macaé” na barra de pesquisas, e acessando o link do evento que é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google e realização das prefeituras de Macaé, Quissamã e Rio das Ostras.

Coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres em Macaé, e responsável pela coordenação do CEAM municipal, a advogada Jane Roriz (na foto, à esquerda) explicou sobre os benefícios para a vida das mulheres que participarem do curso.

“Serão disponibilizadas 120 vagas para o treinamento de mulheres que buscam garantir sua independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. Durante os 2 dias, serão abordados temas variados como, liderança, comunicação, vendas, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais”, detalhou Jane.

Também estão na programação uma roda aberta com as servidoras e estagiárias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) abordando “os direitos e garantias da mulher vítima de violência”, além do Projeto Maria da Penha nas escolas, entre outras atividades.

A programação continua no dia 22 de agosto, quando a sede do CEAM, que fica ao lado da 123ª Delegacia de Polícia Civil (123ª DP), recebe a modelo Plus Size, Catharina Bersot, e a arte educadora e arte terapeuta, Cléo Furtado, para a oficina “Enfrentando desafios e dando a volta por cima”, em celebração do Dia Laranja, que integra a campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência contra a Mulher, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação pelo 13º aniversário da Lei Maria da Penha termina no dia 28 de agosto com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do município que participaram do projeto “Maria da Penha nas Escolas”, e com a conversa aberta “Diálogos sobre a Lei Maria da Penha na prática”, quando será entregue o Selo Maria da Penha às escolas municipais que participaram do projeto.

Localizado na Rua São João, 33, ao lado da 123ª DP, o CEAM oferece atendimento com assistente social, psicóloga e de assistência jurídica, além de mais informações pelo telefone (22) 2796-1045.

Mais lidas da semana