Mídias Sociais

Política

Alunos de Macaé e Rio das Ostras desfrutaram de ações de educação socioambiental realizadas pela BRK em 2018

Publicado

em

 

Escola pública municipal na Ajuda, em Macaé, recebendo a peça de teatro A Arte da Vida, que falou da importância da água, da preservação do meio ambiente e do respeito à natureza

Parceira muitas vezes controversa dos municípios de Rio das Ostras e Macaé no serviço público de tratamento de água e esgoto, a BRK Ambiental revelou, neste final de ano, o resultado de suas diversas ações sociais, que atenderam mais de 4 mil pessoas em 2018.

Segundo os números da empresa, aproximadamente 4.650 pessoas foram alcançadas, e o planejamento inclui novos projetos em 2019, que conforme a concessionária, vão muito além de simples números.

“Muito além dos números atingidos por meio dos serviços prestados nos municípios de Macaé e Rio das Ostras, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário nas duas cidades, se destacou por outro resultado muito importante: o alcance de suas ações sociais. Somente em 2018, a empresa conseguiu a participação de, aproximadamente, 4.650 pessoas através dos seus projetos. E a meta é ampliar ainda mais esses números no próximo ano”, contou a empresa.

Um dos projetos de responsabilidade de socioambiental de maior destaque, o concurso Colorindo o Futuro contou, em 2018, com a participação de 994 crianças de 14 escolas da rede municipal de Macaé.

“Os resultados estarão em evidência ao longo de todo ano de 2019. Isso porque os desenhos do concurso, com o tema ‘Sanamento é...’, estarão estampados no calendário da empresa”, explicou a BRK, que em 2017 assumiu a parte do Odebrecht Ambiental nas Parcerias Público-Privada (PPPs) com os 2 municípios.

Além dos prêmios do concurso, a empresa apresentou aos participantes a importância do saneamento na qualidade de vida da população e na conservação do meio ambiente, permitindo que os estudantes pudessem aprender esses conceitos, ao longo do ano, participando de programas de educação ambiental, como o Portas Abertas, realizado em Rio das Ostras, e o Geração Ambiental, em Macaé, que tiveram quase 600 participantes somados neste ano.

De acordo com a concessionária, outro ponto alto foi a realização do Água na Escola – Gotas de Futuro, programa realizado em junho, pelo Instituto Trata Brasil (ITB) com o apoio da BRK Ambiental, que trouxe a Macaé a ex-ginasta campeã mundial Daiane dos Santos, que apadrinha o projeto, que levou conhecimento sobre saneamento básico a 2.500 pessoas de 10 escolas da rede pública macaense.

A BRK lembrou que palestras recreativas, atividades lúdicas e a presença da ex-ginasta ajudaram a conscientizar pais, alunos, professores e funcionários das escolas sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de coleta e tratamento de esgotos.

“Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes da importância de falar sobre saneamento”, comentou Daiane para a empresa.

Outra parceria de muito sucesso nas ações de 2018, realizada entre do Ministério da Cultura, a Sancell Produções e a BRK Ambiental, também em Macaé, foi a que resultou na peça de teatro A Arte da Vida, cuja abordava a importância da água, a preservação do meio ambiente e o respeito à natureza.

As apresentações gratuitas aconteceram em escolas da rede municipal macaense, onde 380 estudantes aprenderam sobre aspectos ambientais, sociais e humanos para, em seguida, trabalhá-los em sala de aula com os professores.

“Como responsáveis pelo sistema de esgotamento sanitário, temos um papel muito importante no processo de educação ambiental, em especial, das futuras gerações. Esses esforços nos ajudam a levantar a bandeira sobre a importância do tratamento de esgoto, do consumo consciente da água e da importância do saneamento”, concluiu o diretor da BRK Ambiental Unidade Macaé/Rio das Ostras, Sérgio Trentini.

 


 

Mais lidas do mês