Mídias Sociais

Política

Ação do Ceam Itinerante de Macaé leva serviços variados para mulheres do Assentamento Celso Daniel

Publicado

em

 

Em mais uma ação do Ceam Itinerante, promovido pela equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Macaé, as moradores do Assentamento Celso Daniel, localizado na área rural de Macaé, receberam diversos serviços oferecidos na ação social em celebração ao mês das mulheres.

Segundo a prefeitura, a atividade foi iniciativa da Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, além do apoio da Secretaria de Saúde.

Na ação, o Ceam Itinerante ofereceu orientações jurídicas e de direitos da mulher, além de uma oficina de artes manuais do Espaço Mulher Cidadã, prestando serviços de esclarecimento sobre direitos raciais e 2ª via da carteira de identidade.

Também presente ao evento, a Patrulha Maria da Penha participou com orientações de como faz o acolhimento e monitoramento de mulheres vítimas de violência, salvaguardando suas vidas e garantindo seus direitos humanos.

A comunidade de quase 200 moradores recebeu ainda orientações de saúde, aferição de pressão, medição de glicose, mamografia e papanicolau, além de várias consultas, teste rápido e vacinação contra o coronavírus, bem como informações e vacinas antirrábicas para animais de estimação.

Coordenadora geral de Políticas para as Mulheres de Macaé, Jane Roriz avaliou que a integração das secretarias foi de extrema importância para que a ação social pudesse ser realizada no Assentamento Celso Daniel.

“Marilúcia Soares, que é assentada no Celso Daniel, faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e, por meio dela, conseguimos saber sobre as necessidades reais do Assentamento, para que a gente estivesse aqui. Tivemos ainda a abertura do José Ribamar Coelho Filho, conhecido como Gaúcho, presidente da Associação [de Moradores do Assentamento Celso Daniel] e nos reunimos, obtendo o seu apoio na divulgação entre os moradores. Todas as atividades foram feitas de maneira integrada entre as secretarias municipais”, contou Jane Roriz.

Lançado em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado o último dia 8 de março, o programa Ceam Itinerante promoveu também uma blitz educativa com educação no trânsito pelas ruas do assentamento e para a Escola Municipal Maria Cristina Castelo Branco da Cruz.

Na ação, os estudantes da escola ouviram esclarecimentos acerca da segurança no trânsito, sinalizações verticais, e sobre como se comportar nesse fluxo formado por pessoas e carros, além de receberam orientações de higiene bucal, escovação, tipos de alimentação saudáveis para os dentes e a aplicação do flúor.
“Esta ação é muito positiva, pois mesmo que nossos estudantes estejam num ambiente rural, eles estão sempre em contato com a cidade e essas informações que receberam será repassada para os seus pais”, contou a diretora Silvia Teixeira.

A programação do mês da mulher segue nesta segunda-feira, 21, com o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que acontece na sede no Ceam, que funciona na Rua São João, 33, no centro da cidade, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia Civil (123ª DP).

Mais lidas da semana