Mídias Sociais

Política

Ação de testagem por antígeno nos bairros de Macaé chegará ao Lagomar nesta terça-feira, 11

Avatar

Publicado

em

 

Depois de passar pelo Parque Aeroporto, a ação de testagem em massa da população sintomática do coronavírus pelos bairros de Macaé chegará ao Lagomar nesta terça-feira, 11, com o posto avançado de testagem por antígeno.

Comprados pela prefeitura em abril desse ano, atendendo a uma sugestão de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em audiência na Câmara Municipal, os novos testes por antígeno permitem um resultado mais rápido, melhorando planejamento da equipe da Secretaria de Saúde no combate à pandemia.

De acordo com o município, o Lagomar é o 2º bairro com maior incidência de infectados e de óbitos registrados por coronavírus, atrás apenas do Parque Aeroporto, e por isso, será o 2º bairro que receberá a ação de testagem municipal.

A Secretaria de Saúde informou que o posto avançado de testagem por antígeno será montado na área situada atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar e da Clínica da Família, atendendo a população a partir das 9h.

“O objetivo é realizar a busca ativa de novos casos e promover o isolamento direcionado, rompendo assim o ciclo de disseminação e contágio do vírus. Os testes de antígeno Swab (cotonete) serão aplicados com o apoio dos biólogos do laboratório de análises clínicas da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidades”, explicou a pasta.

O município revelou também que a estratégia direcionada pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, é promover a testagem rápida de 300 moradores do bairro, com idade entre 18 e 55 anos, que apresentem sintomas gripais por 6 dias, assim como foi feito no Parque Aeroporto.

A prefeitura acrescenta que o processo de triagem dos pacientes será realizado a partir das 8h, para evitar aglomerações, e, para participar do processo, é preciso apresentar apenas documento com foto e comprovante de residência.

“As pessoas testadas receberão o resultado no mesmo local, cerca de 30 minutos após a realização do exame, que só será aplicado em quem apresentar os sintomas por 6 dias. Todos passarão pelo atendimento das equipes médica e de enfermagem e receberão as orientações necessárias sobre os protocolos sanitários a serem seguidos”, detalhou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas.

O posto avançado de testagem por antígeno da Secretaria de Saúde conta com equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria de Ordem Pública, que também auxiliam na estratégia de busca ativa de pessoas contaminadas com o vírus.

O posto avançado de testagem por antígeno da Secretaria de Saúde conta com equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria de Ordem Pública, que também auxiliam na estratégia de busca ativa de pessoas contaminadas com o vírus.

Na ação de testagem realizada no Parque Aeroporto, no último dia 4, as equipes da Secretaria de Saúde fizeram apenas 92 testes, registrando 8,69% de pessoas contaminadas com o coronavírus.

“A testagem de antígeno apresenta um diagnóstico preciso e com resultado mais rápido. Com isso, nós conseguimos identificar por amostragem a incidência de circulação do vírus nessas áreas da cidade que registram maior número de casos confirmados e de óbitos, o que nos permite atuar junto à população na orientação sobre a importância das regras sanitárias, de distanciamento social e de isolamento”, explicou Lisa Chagas, na ocasião.

Mais lidas da semana