Mídias Sociais

Esporte

Números comprovam queda de rendimento do Flamengo como mandante

Publicado

em

 

O Flamengo não vive um bom momento na temporada, e os números comprovam isso. O time sempre foi muito forte como mandante, mas no Brasileirão de 2020 o Rubro-Negro tem um de seus piores aproveitamentos dos últimos cinco anos jogando em seus domínios. A oscilação no Maracanã faz com que o time não consiga encostar no líder São Paulo, deixando mais complicada a busca pelo título.

Atualmente, o Flamengo tem um aproveitamento de 59,5% jogando no Maracanã. O desempenho só não é pior do que o de 2015. Naquela época, o Rubro-Negro conseguiu conquistar apenas 47% dos pontos disputados em casa. De 2016 a 2019, o Fla teve números bem melhores dos que os conquistados até aqui.

Em 2016, o Flamengo teve 72% de aproveitamento no Maracanã. Já no ano seguinte, foram 63% dos pontos conquistados em seus domínios. Em 2018 o time voltou a jogar muito bem em casa e conseguiu 77% de aproveitamento. E em 2019 sob o comando de Jorge Jesus foram incríveis 93% de aproveitamento como mandante. Foram 17 vitórias, dois empates e nenhuma derrota na temporada de ouro, quando o time conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Os tropeços em casa, o mais recente deles na derrota para o Fluminense, deixaram o Flamengo mais distante da briga pelo título. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Rubro-Negro hoje tem apenas 7% de chances matemáticas de ser campeão brasileiro nesta temporada. Parte da queda de rendimento pode ser um pouco explicada pela ausência de público no Maracanã por conta da Covid-19. Mas a verdade é que o técnico Rogério Ceni ainda não conseguiu dar o padrão esperado ao time que ganhou praticamente tudo na temporada passada.

 

Mais lidas da semana