Mídias Sociais


Economia

Firjan participa de evento que discutiu e apresentou propostas para nova licitação da BR-101

Publicado

em

 

Em um evento realizado nesta terça-feira, 28, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e de diversas entidades fluminenses apresentaram propostas de soluções para novas licitações da BR-101, principal via de acesso da capital do Estado à Região dos Lagos e ao Norte Fluminense, e da BR-356, que liga Minas Gerais a São João da Barra, onde está o Porto do Açu.

Com o tema “Apresentação de estudos e melhorias propostas”, o evento foi organizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomércio-RJ), em parceria com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e aconteceu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos.

“O objetivo do evento foi envolver a sociedade local no debate a respeito das dificuldades existentes, e propor possibilidades de melhorias. A ideia é que a maior parte da demanda da população e dos empresários esteja no novo edital, a partir também das audiências públicas a serem realizadas. O próximo encontro está previsto para acontecer no mês que vem em Itaperuna, no Noroeste Fluminense”, explicou a Firjan.

Conselheiro da Firjan Norte Fluminense (Firjan NF) e presidente da Associação das Indústrias da Codin (AIC), Lucas Vieira esteve presente ao encontro representando a entidade e seu presidente, Francisco Roberto de Siqueira, que estava em compromissos da Firjan NF em Brasília.

Segundo o presidente da AIC, o encontro serviria para encontrar uma definição de prioridades entre as entidades do setor produtivo, ressaltando a importância de dar celeridade à Estrada do Contorno, considerada a principal solução para melhorar a infraestrutura e atrair empresas para o Norte Fluminense.

“Propomos às entidades presentes uma discussão para definirmos as obras necessárias, quais delas devem ser de responsabilidades dos governos municipal e estadual, e quais devem ser incluídas na nova licitação. Entendemos que a Estrada do Contorno deve ser a prioridade absoluta da nova concessão, e figurar como item inicial do cronograma de obras. Mas temos também outras demandas de estradas ligando o Porto do Açu à BR-101, e a Ponte da Integração à BR-101, que devem estar na agenda de outras esferas de governo. Assim daremos a celeridade necessária para que as obras já autorizadas de fato aconteçam”, analisou Lucas Vieira.

Atual concessionária da BR-101, a Autopista Fluminense entrou com pedido de relicitação em 2020, considerado após avaliações e autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deu autorização para a EPL assinar um contrato para a elaboração de estudos como os de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

De acordo com a Firjan, a relicitação passará, ainda, por consulta e audiências públicas, a fim de colher sugestões e definir quais obras serão realizadas, assim como seus prazos e demais obrigações da próxima concessionária.

Segundo representantes do governo federal, a nova licitação prevê também um estudo para avaliar a inclusão da BR-356, que conecta o Porto do Açu também à Região Noroeste Fluminense, lembrando que a previsão é de que o processo seja concluído até março de 2024.

Também participaram do encontro, deputados federais, representantes da sociedade civil, técnicos da Autopista Fluminense, da Fecomércio-RJ, da EPL, e da Prefeitura de Campos, que entregaram projetos de melhoria da via.

O evento contou ainda com a presença de equipes do Ministério da Infraestrutura, do governo federal, e da Empresa de Planejamento e Logística (ELP), órgão responsável do pelas rodovias federais e seus estudos de modernização.

Mais lidas da semana