Mídias Sociais

Destaque

Temporal causa estragos na região serrana de Macaé

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Segundo a Defesa Civil, até a noite deste sábado (3), o volume de chuvas na região chegou a 70 mm.

Um temporal que atingiu a região serrana de Macaé neste sábado (3), causou estragos e alagamentos. A Defesa Civil informou que o volume de chuvas chegou a 70mm. A chuva forte atingiu casas e alagou ruas em vários distritos. O temporal ocasionou também a obstrução da estrada de acesso à localidade de Estrela, deslizamentos de barreiras, além da queda de galhos de árvores que danificou uma ponte em uma propriedade particular localizada no Frade.

Por medida de segurança as aulas no Colégio Municipal do Sana, na Escola Estadual Municipalizada Carlos Gaspar, localizada na Fazenda Bom Jardim, em Cachoeiros de Macaé  e na Escola Municipal Joaquim Breves, na Cabeceira do Sana, foram suspensas nesta segunda-feira (5). No Distrito de Glicério, na região serrana de Macaé uma tromba d´água assustou os moradores da localidade. O fenômeno ocorreu durante a tarde de sábado. A enxurrada arrastou pedras pelo caminho e chegou a entrar em várias casas.

Na RJ-142, houve uma queda de barreira no km44 (Sana) no fim da tarde de sábado. No início da noite, usuários da rodovia tiveram que se abrigar no posto 10 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), devido as chuvas. A RJ-142 chegou a ficar interditada nos dois sentidos. Nesta segunda, o fluxo nos locais próximos aos deslocamentos de terra, em meia pista, sistema pare e siga. Motoristas devem ter cautela na estrada, pois há muita lama.

No início da noite, usuários da RJ-142 tiveram que se abrigar no posto 10 do (BPRv), no Sana, devido as chuvas.

Segundo informações da Defesa Civil de Macaé, rios transbordaram nos distritos do Frade, Sana e Boa Alegria. Para chegar até esses locais, o acesso só é possível com carros tracionados e motos de trilha. A estrada de acesso ao Sana, por Casimiro de Abreu, está parcialmente interditada. Equipes da Defesa Civil estão realizando rondas nesta segunda-feira (5), para verificar os reais estragos e, por enquanto, não houve registro de pessoas desalojadas.

A estrada principal de Glicério ficou parcialmente obstruída por conta de deslizamento de barreira, mas as equipes concluíram o trabalho ainda no sábado liberando a pista, com trânsito fluindo normalmente. Na localidade do Frade houve a queda de uma ponte em área particular. A Defesa Civil foi acionada para retirada dos moradores e foram retiradas três crianças e quatro adultos. A família estava passando o final de semana na região e retornou para Macaé. A casa não foi atingida, mas está sem acesso por conta da queda da ponte.

Segundo a Prefeitura de Macaé, funcionários da  Secretaria Adjunta de Interior e Infraestrutura iniciaram os trabalhos de desobstrução da estrada de acesso à localidade de Estrela ainda no sábado (3), com previsão de término para esta segunda-feira (5). A orientação da secretaria é para que os motoristas redobrem a atenção nas estradas. Desde sexta-feira (2) as equipes da secretaria de Interior atuam intensamente na serra.

 


 

Mais lidas do mês