Mídias Sociais

Cultura

Começa nesta sexta-feira (09), em Rio das Ostras, o 5° Festival do Pão

Daniela Bairros

Publicado

em

Diversas padarias da cidade vão concorrer nas categorias Pão Frances, Pão Doce, Pão Salgado Recheado Assado e Bolo.

Da redação

 

Começa nesta sexta-feira (09), o 5° Festival do Pão de Rio das Ostras. Diversas padarias da cidade vão concorrer nas categorias Pão Francês, Pão Doce, Pão Salgado Recheado Assado e Bolo. Também será premiada a Melhor Padaria, sendo avaliado o Mix dos produtos e atendimento, aparência e higiene.

Nesta edição, o Festival do Pão está com uma novidade, cujo objetivo é movimentar a economia de Rio das Ostras. A cada R$ 15 reais em compras nas padarias participantes, o cliente receberá um cupom de 10% de desconto em outros estabelecimentos da cidade, como farmácias, papelarias, restaurantes, entre outros.

Para o Diretor de Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Sérgio Azevedo, todos saem ganhando. “ O consumidor, porque o produto tem a garantia da qualidade, e o  empresário, com o aumento da demanda e das vendas. Com os cupons de promoção o festival vai agregar outros estabelecimentos comerciais, que, por sua vez, aumentará suas vendas ao oferecem um desconto. Enfim, é uma engrenagem que movimentará positivamente a economia local num período de baixa temporada”.

O empresário Marcos Oliveira Valente elogiou a iniciativa. “A gente sempre participou e vamos divulgando entre nossos clientes que o Festival está acontecendo. Agora, com os cupons de descontos, acredito que vai movimentar, ainda mais, nossos estabelecimentos. É bom inovar! Movimenta a economia e aumenta a autoestima dos nossos padeiros”, contou.

Seguindo até o dia 10 de abril, as padarias terão seus produtos avaliados separadamente: Pão Francês, pão salgado recheado assado, pão doce e bolo. Os produtos serão avaliados nos itens crocância, textura, aroma, peso, cor, tamanho e corte. Também será premiado estabelecimento com o título de Melhor Padaria, levando em conta a qualidade do Mix de Produtos, ambiente, atendimento, limpeza e organização. A comissão julgadora será composta por membros da sociedade civil e técnicos de nutrição.

Workshop

Durante o Festival serão ministrados workshops gratuitos de Manuseio de Produtos de Panificação, com o apoio da Escola de Gastronomia, Ceduco. As oficinas estão previstas para os dias 24, 25, 31 de março e 1º de abril.

Luan Dias é padeiro de uma das padarias participantes e conta que o evento é desafiador para aprimorar suas técnicas. “A gente sempre quer vencer o Festival, por isso aumentamos nosso empenho para deixar ainda melhor nossos produtos. A grande vencedora é a população que leva o pão mais saboroso para casa”, disse.

 

Crédito: Maurício Rocha

 

Mais lidas do mês