Mídias Sociais

Cultura

Secretaria de Cultura de Macaé divulga programação online

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Cada vez mais a arte e a cultura chegam ao público de forma remota e, especialmente, durante este período de restrições sanitárias. As programações virtuais e gratuitas distribuídas pelo YouTube e Facebook da Secretaria de Cultura de Macaé pretendem atender à demanda da sociedade, promover a divulgação de talentos locais e colaborar com a formação de novos artistas. A ‘Mostra Aldir Blanc de Macaé’, a ‘5a Semana Nacional de Arquivos’ e o ‘Emart na Rede’ são algumas das opções deste mês.

Da ‘Mostra Aldir Blanc de Macaé’, aberta em 29 de maio, participam 53 vídeos artísticos e 29 de capacitação premiados pelo edital ‘Macaé Cultura na Rede’ de 2020. Este edital foi criado em atendimento à Lei Federal de emergência cultural Aldir Blanc (14.017/2020), contemplando artistas locais com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Nesta quinta-feira (10), às 19h, a Mostra apresenta os vídeos: ‘O Despertar de um Dançarino’, de Rodrigo de Assumpção; ‘Prévia de uma História na Dança’, de Fabia Melo e ‘Deixe a Luz Entrar’, de Giulia Ferreira. Já a oficina de qualificação ‘Estilo japonês: desenhando animes e mangás’, com Pedro Lucas Tenório, entrará às 20h.

Na sexta-feira (11), às 19h, a programação é da ‘5a Semana Nacional de Arquivos’, do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, vinculado à Secretaria de Cultura. Este evento foi aberto nessa segunda-feira (7). A live com o tema ‘Empoderando os arquivos: um arquivo público municipal para Niterói: gestão de documentos, acesso à informação e transparência na administração pública no horizonte da história e da cooperação regional do Leste Fluminense’ será com Ana Célia Rodrigues. A pesquisadora é Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, e Doutora em História Social pela USP. Ela coordena um projeto de pesquisa em arquivo público municipal para Niterói-RJ. O mediador será Felipe Passos.

Para participar da live por meio do GoogleMeet é necessário solicitar inscrição através do e-mail: msolardosmellos@gmail.com. Certificados de participação também poderão ser pedidos. A ‘5a Semana Nacional de Arquivos’ é uma iniciativa do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), com o apoio do Arquivo Nacional (AN). A participação do Solar dos Mellos neste evento nacional  fortalece o Museu da Cidade de Macaé como instituição custodiadora de acervos arquivísticos e promove o acesso de pesquisadores ao Museu.

No fim de semana, a programação continua com a ‘Mostra Aldir Blanc’. No sábado (12), a Secretaria de Cultura irá publicar duas oficinas de dança, às 20h; ‘Iniciação ao Forró’, de Amanda Cancella e ‘Gostinho do Pará’, de Ariano Piani. A Mostra iniciará a próxima semana, na segunda-feira (13), também com duas oficinas: ‘Maquiagem de Noiva’, de Fabio Galisa e ‘Simplificando a moda – entre tramas e política’, de Fernanda de Almeida.

Fora os eventos, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), órgão da Secretaria de Cultura, desde o dia 5 de maio, realiza o projeto ‘Emart na Rede’. Um dos objetivos da iniciativa é divulgar o trabalho de formação da Escola. A cada quarta-feira, são disponibilizadas nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé apresentações de professores e alunos dos cursos livres, básicos e técnicos. Produções dos cursos de Música, Teatro e Pintura se revezaram durante o mês, a fim de mostrar as diversas práticas desenvolvidas na unidade.

Crédito: NF Notícias

Mais lidas da semana