Mídias Sociais

Cultura

São Pedro da Aldeia recebe neste final de semana Cine Autorama

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento, que seria realizado em maio e foi adiado devido ao alerta de vendaval, será neste sábado (23) e domingo (24), com programação mesclada de filmes nacionais, internacionais, retrô e atuais.

Daniela Bairros

Gosta de filmes nacionais, internacionais, retrô e atuais? E no ar livre, que retoma o modelo do drive-in, onde os filmes podem ser assistidos de dentro dos próprios carros? São Pedro da Aldeia recebe neste final de semana, sábado (23) e domingo (24), o Cine Autorama, que estava previsto para os dias 19 e 20 de maio, mas foi adiado devido ao alerta de vendaval para a região.

Em São Pedro da Aldeia, no sábado, após os 30 minutos de curtas, começa às 20h a premiada animação “Moana – um Mar de Aventuras”, dos diretores John Musker e Ron Clements,  No domingo, depois dos curtas-metragens, o público assistirá, a partir das 20h, ao “O filme da minha vida”, dirigido por Selton Mello, com elenco formado por nomes como Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello. As sessões acontecerão no estacionamento da Havan, à Rua Deputado Márcio Corrêia, (RJ 140), S/N, no bairro de Campo Redondo.

Até o final de agosto serão realizados 20 eventos em oito cidades de seis estados brasileiros, sempre começando com uma mostra de curtas de até 30 minutos e, logo na sequência, o longa-metragem. Na maioria das cidades, no primeiro dia, o longa é internacional e no segundo dia é exibido um filme brasileiro. O Cine Autorama já visitou Cabo Frio, inaugurando a Temporada 2018 do projeto. Depois de São Pedro da Aldeia, visitará Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; e Barcarena, no Pará; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Sorriso e Sinop, em Mato Grosso.

A entrada é sempre franca e em cada cidade as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br).  De acordo com a organização, as pessoas que haviam reservado suas vagas em maio já puderam se inscrever novamente de forma prioritária e as vagas remanescentes já estão disponíveis ao público em geral no site do projeto.

A Temporada 2018 do Cine Autorama, que foi  viabilizada por meio  da Lei de Incentivo à Cultura e tem no Rio de Janeiro o patrocínio da Prolagos e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil, Havan, Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, é uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

De acordo com Marco Costa, a escolha dos filmes passa por uma análise criteriosa. “A curadoria dos filmes de 2018 foi elaborada levando em consideração a experiência de três anos do projeto, dois deles percorrendo o interior dos estados de São Paulo (2016 e 2017) e Rio Grande do Sul (2017). Percebemos que é fundamental ter filmes conhecidos, capazes de atrair o público para conhecer o evento”, conta o coordenador, que acrescenta: “Verificamos um alto índice de aprovação do público ao assistir aos filmes antigos clássicos, mas também constatamos o desejo de assistir a filmes recentes. Por isso mesclamos na programação os filmes mainstream, com grande capacidade de atração, mas não deixamos de lado o comprometimento que temos, como empresa de difusão de conteúdos brasileiros, de mostrar as principais produções nacionais, assim como filmes que promovam a sustentabilidade e a diversidade. Vale ressaltar que os filmes mainstream selecionados também trabalham temáticas relevantes para o nosso contexto social. Um bom exemplo é Mulher Maravilha, que traz à tona a questão de gênero e da representatividade da mulher”.

Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece mesmo com frio e chuva, já que os espectadores estão dentro dos seus veículos.

O Cine Autorama é montado em espaços públicos amplos que comportam, dependendo da área oferecida pela cidade, entre 50 e 200 carros. Na chegada, após passar por um pórtico de entrada, o público (formado por casais e famílias inteiras) é recepcionado por promotores que oferecem orientações e a programação. Se o espectador precisa de mais alguma informação ou ajuda, basta ligar o pisca-alerta, que logo um monitor vai até o carro. Em cada cidade são disponibilizados 40 assentos ao ar livre para pessoas que não dispõem de veículos.

Os filmes selecionados para a programação em 2018 são:   “Tudo que Aprendemos Juntos” (2015), do diretor Sérgio Machado; “O Filme da Minha Vida” (2017), do diretor Selton Mello; “De Volta para o Futuro 2” (1989), do diretor Robert Zemeckis; “Moana: Um Mar de Aventuras” (2016), dos diretores Ron Clements e John Musker; e “Mulher-Maravilha” (2017), da diretora Patty Jenkins.

Confira a programação do Cine Autorama em São Pedro da Aldeia

Dia   23 de junho (sábado)

19h30 - Exibição de curtas-metragens

20h – Moana – Um Mar de Aventuras

Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

Dia:  24 de junho (domingo)

19h30 - Exibição de curtas-metragens

20h – O Filme da Minha Vida

Créditos: Rafael Beraldo, Aline Arruda e Danilo Ramos 

Mais lidas da semana