Mídias Sociais

Covid-19

Taxa de reprodução do coronavírus em Macaé volta a cair e chega a 1,07, mantendo cidade na faixa amarela

Avatar

Publicado

em

 

Mesmo com 143 novos casos confirmados do coronavírus nas últimas 24 horas, chegando a um total de 6.152 casos, o município de Macaé segue com a agenda de flexibilização das medidas de isolamento social e restrição de circulação em prevenção ao contágio do vírus.

Apesar do número crescente de casos, a prefeitura vem, pouco a pouco, liberando o retorno das atividades comerciais na cidade, e para isso, se baseia, principalmente, na taxa de reprodução do vírus, que voltou a cair neste fim de semana, saindo de 1,10 e 1,07, o que mantém o município na chamada faixa amarela.

Outro dado que vem ajudando a prefeitura a estabelecer a normas que norteiam o retorno das atividades econômicas é a queda da taxa de letalidade, que se mantém em 1,9%, ou seja, menos de duas pessoas falecendo devido ao vírus a cada 100 pessoas contaminadas.

As novas atualizações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, 3 de agosto, em boletim informativo diário com base em atendimentos realizados pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé durante as 24 horas deste domingo, 2 de agosto, quando a cidade registrou mais um caso fatal, de um homem de 83 anos, portador de doença cardiovascular crônicas, totalizando 115 mortes por coronavírus.

O boletim também traz informações sobre a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado ao tratamento do vírus, que está agora em 38,6%, depois de estar acima dos 40% neste fim de semana.

Na última semana, a prefeitura já havia divulgado outros dados sobre a situação da pandemia na cidade, onde revela a realização de um total de 20.247 testes até o último dia 29 de julho, com 5.318 pessoas apresentando reagentes positivos.

“Desde março, quando os primeiros casos de coronavírus começaram a ser registrados em Macaé, a prefeitura adotou como estratégia a informação clara e transparente como maneira de manter a população consciente não apenas das medidas adotadas, como também do fluxo do contágio no município. Boletins diários têm sido emitidos com o número de pessoas atendidas pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, casos confirmados, recuperados e óbitos. Mais recentemente, a ferramenta evoluiu, e o Covidímetro entrou em cena, trazendo dados ainda mais completos do mapeamento do Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019)”, detalhou o governo municipal neste fim de semana.

A prefeitura também divulgou que o Hospital Público Municipal (HPM) possui 44 leitos de terapia intensiva destinados para o paciente com coronavírus, além de outros três hospitais na rede particular que são responsáveis pela internação de quem apresenta quadros mais graves da doença, e que encaminha os dados, por meio de um censo diário, à Secretaria de Saúde, que recebe informações de todos os hospitais situados no município.

O município também ressaltou o alto número de pacientes recuperados do coronavírus, que recentemente, se estabilizou acima dos 90% há alguns dias. Atualmente, com 5.767 pacientes recuperados, a taxa é de 93,74%.

“Este índice leva em consideração que o paciente esteja recuperado após 14 dias do início dos sintomas, excetuando os que evoluíram para óbito e os que ainda estão hospitalizados. Atualmente, Macaé encontra-se na faixa amarela de classificação de grau de contaminação. Isso demonstra que o risco, neste momento, é moderado, considerando ainda a existência de outras 3 outras faixas: verde (risco baixo); laranja (risco alto) e vermelha (risco muito alto). Este acompanhamento dos indicadores, presente no Plano de Retomada criado pelo governo municipal, norteia o planejamento da flexibilização das medidas adotadas para o controle do contágio em Macaé, daí a importância do trabalho permanente e minucioso dos registros dos atendimentos à população e seu devido controle, tanto das informações oriundas da rede pública como da privada”, concluiu a prefeitura.

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Mais lidas da semana