Mídias Sociais

Covid-19

Depois de 4 bairros, número de pessoas com reagente positivo para coronavírus representa 22,06% das pessoas testadas

Avatar

Publicado

em

 

A ação de testagem em massa nos bairros de Macaé, visando o planejamento estratégico para a flexibilização das medidas de isolamento social e restrição de circulação para prevenção da pandemia do coronavírus na cidade, terminou nesta quarta-feira, 1 de julho, no Lagomar.

Depois de passar por Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Aroeira, o mutirão itinerante da Secretaria de Saúde encerrou sua passagem pelo Lagomar, com números que seguem subindo, colocando o município numa situação mais perigosa em relação à pandemia.

Ainda sem divulgar o número de testes realizados desde o início da pandemia, em março, a prefeitura revelou que foram 6.009 pessoas testadas nos primeiros 4 bairros, com 1.326 pessoas apresentando resultado positivo.

O número de pessoas contaminadas pelo vírus representa 22,06% das pessoas testadas nas ações realizadas nos 4 bairros, superior aos 15,6% dos primeiros 3 bairros. Essa porcentagem representaria mais de 56.621 pessoas com reagente positivo em relação à população estimada da cidade, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 256.672 habitantes.

No Lagomar, o mutirão de testagem para o coronavírus realizou 1.689 testes, com 652 resultados positivos, o equivalente a 38,6% das pessoas testadas, superior à Aroeira, com 31,32%, à Barra de Macaé, com 14,35%, e ao Parque Aeroporto, com 5%.

Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos explicou, porém, que o exame positivo não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com o coronavírus.

“Orientamos para que a pessoa seja afastada de suas atividades laborais, além de realizar isolamento domiciliar, fazer o uso correto de máscara e manter a higienização das mãos”, esclareceu Daniela Bastos.
Iniciado em 17 de junho, o mutirão de testes realizou 1.597 testes, com 80 reagentes positivos no Parque Aeroporto, 1.526, com 219 resultados positivos na Barra de Macaé, e 1.197, com 375 casos positivos na Aroeira.

Apesar de ainda não ter divulgado o novo calendário da ação de testagem em massa nos bairros, a prefeitura já informou que o mutirão itinerante da Secretaria de Saúde ainda passará pelas Malvinas, pela Nova Holanda, pela Nova Esperança, e pelo Centro.

Mais lidas da semana