Uma tromba-d'água foi registrada na Lagoa de Juturnaíba, entre Araruama e Silva Jardim, no final deste feriado, 23. Apesar do susto, não houve nenhum registro de danos causados pelo fenômeno.
Apesar de não apresentar riscos, populares ficaram bastante assustados, já que a tromba-d'água tinha um aspecto bem similar ao de um tornado. Lembrando que as trombas-d'água consistem em tornados formados sobre grandes corpos d’água, ou seja, represas, lagos, baías, mares ou oceanos, por isso, sem danos costumam ser menores.
O que é uma tromba-d'água?
A maioria das trombas- dágua surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte.
Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-dágua são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície e o mar tende a aquecer muito menos que a terra firme.