Mídias Sociais

Cidades

Shopping Plaza Macaé exige comprovante de vacinação apenas para cinemas, praça de alimentação e locadora de carros

Publicado

em

 

Atendendo ao decreto municipal que entrou em vigor na última segunda-feira, 20, o Shopping Plaza Macaé passou a exigir o comprovante de vacinação, também chamado passaporte de vacina, para pessoas com idade acima dos 18 anos conseguirem acessar alguns de seus serviços.
De acordo com o shopping, a exigência está sendo de comprovante de 1ª dose ou dose única das vacinas contra o coronavírus utilizadas no país, lembrando que das 4 fabricantes, 3 necessitam de duas doses para completar a imunização, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, e apenas uma completa a imunização em dose única, a da Janssen.

Porém, o shopping explica que a exigência do comprovante de vacinação é necessária apenas para as pessoas que desejam acessar cinemas, praça de alimentação, locadora de veículos, e espaços de entretenimento, não sendo necessária a apresentação do documento para o acesso ao próprio shopping, nem às lojas, que continuam com a entrada liberada.

A liberação ao interior do prédio e às lojas foi pauta de uma reunião realizada na última segunda-feira, entre representantes da prefeitura e de entidades comerciais da cidade, que conseguiram a não exigência do comprovante de vacinação no acesso às lojas e estabelecimentos que pertencem ao comércio local, assim como no shopping.

A reunião contou com a presença da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Macaé, da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), do Macaé Convention & Visitors Bureau, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Macaé de Contabilistas (AMACON), do Polo Gastronômico de Macaé, e do Sindicato do Comércio Varejista de Macaé (SINCOM).

Na reunião foram definidos ainda os critérios sobre a fiscalização e sobre o cumprimento das novas regras previstas pelo decreto juntamente com a rede hoteleira e proprietários de restaurantes da orla da Praia Campista e da Praia dos Cavaleiros.

“Macaé é referência na eficácia de medidas de enfrentamento à pandemia, promovendo assistência em Saúde à população e atuando também na causa para reduzir os índices de disseminação do vírus. Agora, iniciamos uma nova etapa nesta luta, mantendo sempre o diálogo e o respeito a todas as instituições que representam as principais atividades econômicas locais”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), na última segunda.

Sobre a fiscalização da medida, o shopping, porém, não explicou como está sendo feita a triagem das pessoas que podem circular livremente pelo espaço sem os comprovantes de vacinação, mas não podem ter acesso à praça de alimentação, por exemplo.

O Shopping Plaza Macaé funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h, oferecendo diversos serviços para toda a família, com opções de cinema, gastronomia, e variadas lojas.

Além de cinemas, locadoras de veículos e espaços de entretenimento, é obrigatória em Macaé a apresentação do comprovante de vacinação também para o ingresso nas redes hoteleiras, operadoras de planos de saúde, concessionárias de serviços públicos sediadas no município, centros de treinamento em saúde e segurança para o setor de óleo e gás, salões de cabeleireiro e barbearias, autoescolas, restaurantes e bares, teatros, circos e parque de diversão, academias, clubes sociais, estádios, ginásios esportivos e similares, cursos profissionalizantes e complementares, concessionárias e agências de veículos, e casas de festas e eventos.

Como comprovantes de vacinação, podem ser utilizados os cartões entregues nos polos de imunização, comprovantes da aplicação da 1ª, 2ª e dose única, além da Carteira de Vacinação Digital, disponível no Conecte SUS, aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o print ou fotografia do comprovante, armazenada no celular, lembrando que também é necessária a apresentação de um documento com foto.

Mais lidas da semana