Mídias Sociais

Cidades

Parceria entre Sicoob e Hospital São João Batista trará 150 mamografias gratuitas para Macaé

Publicado

em

 

Maior sistema financeiro cooperativo do país, a empresa Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) traz para Macaé neste ano o projeto Prevenir Câncer de Mama, em que vai disponibilizar 150 exames gratuitos de mamografia, visando a prevenção contra o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Realizado há 12 anos pela empresa na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e região, desde 2020, o projeto começou a ser feito também no Estado do Rio, quando o Sicoob Sul levou a ação para Campos dos Goytacazes.

Na edição de 2021, a empresa conseguiu expandir a oferta de exames de mamografia também para Macaé, graças a uma parceria com o Hospital Irmandade São João Batista, onde serão disponibilizados os exames, além de consultas que atenderão 150 mulheres da região.

Segundo Carlos Henrique dos Santos, diretor de negócios do Sicoob Sul, o projeto prevê também, em caso de necessidade, a realização de mais 150 exames gratuitos de ultrassonografia, também feitos pelo São João Batista.

Para atender a população de Macaé e região, o Sicoob Sul explica que as mulheres interessadas devem se inscrever até o próximo dia 12 de outubro, através de um formulário que está disponível no site, prevenir.sicoobes.com.br, e aguardar o contato da equipe do projeto.

O diretor da empresa conta que, durante o preenchimento dos formulários, as mulheres precisarão responder algumas perguntas para que o Sicoob Sul possa fazer uma triagem para encontrar as pacientes que mais precisam dos exames gratuitos, seguindo uma série de normas do Ministério da Saúde, como idade, nível de suspeita, entre outros critérios, porém, o comprovante de residência não será um dos pré-requisitos.

“Não há restrição quanto ao local de residência. Todas as mulheres das cidades vizinhas, de Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, de qualquer cidade, podem se inscrever também, mas os exames serão feitos apenas em Macaé”, avisa Carlos Henrique dos Santos.

Na edição deste ano, o projeto, que faz parte da campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, também contará com ações feitas em Itaperuna, mas o diretor do Sicoob Sul revela que a empresa tem expectativa de que o projeto atenda mais cidades do Estado a partir de 2022.

“A gente espera que seja permanente, que todos os anos a gente possa fazer. Vamos ver se teremos fôlego no ano que vem para conseguir atender com esse projeto todas as 11 cidades do Estado do Rio em que a gente atua”, afirmou Carlos Henrique dos Santos.

Dentre essas cidades, estão mais 5 municípios da Região da Costa do Sol, como Rio das Ostras, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá, além de Itaocara, no Noroeste Fluminense, e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

Mais lidas da semana