Mídias Sociais

Cidades

Shopping Plaza Macaé abraça a causa da prevenção ao câncer de mama com exposição fotográfica, palestras e mais

Publicado

em

 

O Shopping Plaza Macaé, em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs), Unamama e Lucca, celebra o Outubro Rosa, mês destinado à conscientização e à prevenção ao câncer de mama, com a realização de uma exposição fotográfica que faz parte do projeto “É sobre acreditar”.

O projeto, realizado desde o aniversário da cidade, celebrado no último dia 29 de julho,  vem servindo como espaço para dar visibilidade e relevância para artistas de Macaé que nasceram ou construíram uma história na cidade.

Na exposição voltada para o Outubro Rosa, o projeto se desdobra no tema “Acreditar na sua força” e traz mulheres pacientes de câncer de mama que venceram a doença para serem registradas pela fotógrafa Cláudia Barreto.

O objetivo da exposição, de acordo com o shopping, é trabalhar a autoestima dessas mulheres que venceram a doença, e mostrar que o câncer tem cura, principalmente se for diagnosticado rapidamente, daí a importância do exame preventivo.

“A grandeza dessa mostra é que ela já gerou várias mamografias gratuitas para mulheres carentes, já que diversas empresas se ofereceram para fazer doações. Entre tantos outros benefícios, destaco a minha satisfação em doar o meu trabalho em prol de uma causa dessa magnitude”, falou Cláudia Barreto.

A fotógrafa anunciou ainda que, em 2022, a ideia será reunir todas as fotografadas nas 4 exposições do evento para um expressivo encontro que reunirá mulheres que encontraram, no carinho e na amizade, força para superar a doença.
Além da exposição, do dia 3 ao dia 15 deste mês, o Shopping Plaza Macaé, em parceria com o Instituto de Oncologia de Macaé (IOM), promoverá palestras e bate-papos com médicos e psicólogos também voltadas para a prevenção do câncer de mama.

A programação começou nesta sexta-feira, 1 de outubro, e vai até o próximo dia 31, com eventos e a distribuição de materiais gráficos que visam destacar ainda mais a importância da prevenção à doença.
“Sabemos da importância da campanha mundial do Outubro Rosa, afinal, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo. Acreditamos que, por meio da ação em parceria com a Unamama, será possível ajudar muitas mulheres a evitar esse mal”, afirma Matheus Ramalho, coordenador líder de marketing do shopping.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 28% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil e no mundo atingem a mama, sendo o 2º local mais afetado, atrás apenas do câncer de pele.
Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.
O horário de funcionamento do Shopping Plaza Macaé é das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 13h às 21h, aos domingos e feriados.

Mais lidas da semana