Mídias Sociais

Cidades

Procon de Cabo Frio realiza atendimentos na Praça Porto Rocha no dia do Consumidor

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Nesta quinta-feira, 15, Dia do Consumidor, o PROCON de Cabo Frio realizará atendimentos gratuitos à população, na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade. A ação acontece das 9h às 17h.

De acordo com o órgão, todos os atendimentos envolvendo relações de consumo serão realizados. Além disso, o Procon está negociando com as concessionárias de serviço público, instituições financeiras e empresas de telefonia condições especiais para renegociação de dívidas, acordos, entre outras situações.

“No ano passado o evento foi um sucesso. Nosso grande objetivo é aproximar ainda mais o PROCON da população cabo-friense, ouvindo suas reclamações e sugestões, para assim, melhorarmos nossos serviços e intensificarmos nossas ações, assegurando os direitos do consumidor”, explicou o diretor Thiago Vasconcelos.

 

Atividades da semana do Consumidor - Na véspera do Dia do Consumidor, o Procon de Cabo Frio reuniu com representantes das principais agências bancárias da cidade para tratar sobre os constantes abusos denunciados ao órgão por vários consumidores.  O encontro contou com a presença de representantes do Itaú, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil também convidado, porém não enviou nenhum representante.

Entre as principais reclamações registradas no órgão e discutidas com os representantes das agências bancárias estão longos períodos de espera nas filas, não recebimento de contas, questões relacionadas à falta de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e critérios de segurança dentro dos estabelecimentos bancários, entre outros assuntos.

O diretor do Procon, Thiago Vasconcelos, esclarece que há uma vasta legislação que regula questões relacionadas a instituições financeiras, e o órgão entende que o diálogo é sempre a melhor solução. “Por isso trouxemos as denúncias dos consumidores e ouvimos as justificativas dos bancos, destacando a necessidade de que todos se adequarem às leis. Acredito que foi uma reunião muito proveitosa”, destacou.

Os representantes dos bancos se comprometeram a levar as reivindicações para suas instituições e se adequarem ao que determina a legislação.

Ainda nesta semana, O Procon de Cabo Frio promoveu a segunda reunião do CONDECON (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor) para tratar de assuntos de interesse municipal relacionados à defesa do consumidor. Participaram representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda e Ministério Público.

Durante o encontro foram abordados vários assuntos, entre eles a municipalização do Procon de Cabo Frio, a utilização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), e a operacionalização de fiscalizações futuras em todo comércio da cidade para cumprimento da legislação.

O Procon Cabo Frio fica na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga, e funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h.


 

Mais lidas do mês