Mídias Sociais

Cidades

Pré-sal: TCC de alunos da Católica Salesiana, de Macaé, avalia problemas na perfuração de poços

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

Avaliar os principais problemas encontrados em perfurações de poços de petróleo na camada pré-sal pelo mundo foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de Engenharia de Produção Igor Joanes Santana da Silva (9º período) e Jonathan Marcussi Tomaz Pinheiro (8º período).

O estudo desenvolvido como requisito de conclusão de curso da Faculdade Católica Salesiana e defendido através da banca online, pela Plataforma Microsoft Teams, surpreendeu os estudantes pela descoberta da similaridade dos problemas operacionais que ocorrem no pré-sal brasileiro e no pré-sal do campo petrolífero de Halfaya, no Iraque, como a presença de estreitas janelas operacionais, prisões de coluna e perda de circulação, por exemplo.

“Dentre os resultados alcançados no nosso TCC destacam-se a possibilidade de analisar os custos envolvidos nas operações de perfuração e o controle de poços, realizando também uma comparação dos índices produtivos entre as explotações onshore, offshore convencional e pré-sal que apesar de alcançarem milhões de dólares, apresentam receita lucrativa”, disseram os alunos, ao revelarem que o interesse na área de perfuração os levou à escolha do tema com foco no pré-sal.

O trabalho foi defendido pela Católica Online com uma banca composta pelos professores César Augusto Bastos e Warlley Antunes, além da presença do orientador e professor Rogério Soares. “Foi muito gratificante ter orientado os alunos Igor e Jonathan sobre este tema tão relevante, tendo em vista que o tempo operacional é muito valioso em uma plataforma, por isso a importância de estudar estes problemas de poços, ainda mais em regiões desafiadores como o pré-sal”, ressaltou Rogério.

“Devido ao cenário enfrentado atualmente, as aulas e a defesa online, bem como o apoio dos professores, coordenação, orientadores e banca, nos possibilitou manter nosso cronograma de graduação e ter uma qualidade excelente no TCC”, finalizaram Igor e Jonathan.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana