Mídias Sociais

Cidades

Ônibus de Cabo Frio não passam mais no centro

Avatar

Publicado

em

 

Quem sempre viu os ônibus que circulam por Cabo Frio trafegando no centro da cidade, agora vai ter que se acostumar com mudanças. É que os ônibus não vão mais passar na Avenida Assunção, principal via do centro. A medida foi tomada pela Secretaria de Transporte de Cabo Frio. A partir dessa semana, os ônibus estão contornando o Largo Santo Antônio, e não mais percorrendo a Avenida Assunção. A justificativa da secretaria é que a medida visa a segurança e a melhora do trânsito no centro da cidade.

Houve mudanças nos dois sentidos do trânsito, tanto para os ônibus que entram na Avenida Assunção, vindos de São Cristóvão, como para os veículos que saiam da Avenida Assunção, fazendo o retorno no alto da via, próximo à Rodovia do Contorno. O ponto que fica em frente ao ponto de táxi no Largo Santo Antônio, só servirá para os veículos que chegarem à Avenida do Contorno. Todas as outras linhas subirão a Ponte Feliciano Sodré direto, contornando o Largo Santo Antônio. Quem sempre pegou os ônibus que subiam a ponte nesse ponto, em frente ao Largo, agora tem que caminhar até ao ponto que fica em frente à quadra do Itajurú.

A Secretaria de Transporte informou que vai instalar um ponto em frente à casa lotérica, na subida do Largo Santo Antônio para a Ponte Feliciano Sodré. Com isso, todos os ônibus que subissem a ponte passariam pelo local. Todas as outras linhas subirão a Ponte Feliciano Sodré direto, contornando o Largo Santo Antônio.

A Secretaria pretende ainda acabar com o estacionamento em frente às lojas por considerá-lo “de pouca rotatividade”. A mudança acabaria com o ponto que fica na calçada do Canal do Itajuru, que atualmente serve para os ônibus que sobem a ponte.  Uma das motivações da mudança é o recorrente número de acidentes em frente ao ponto. No último acidente, no dia 4 de maio, uma mulher morreu atropelada por um ônibus.

Com a mudança, 70 ônibus de 14 linhas deixam de circular pelo centro. Estudo logístico feito pela Coordenadoria de Transporte constatou que cada veículo fazia uma volta completa em 17 minutos na Avenida Assunção, na baixa temporada. Na alta temporada, devido ao trânsito, o número aumentava para meia hora, no mínimo. Todos os carros que vinham da Praça de São Cristóvão entravam no Centro. Isso criava um nó no trânsito, principalmente nos horários de pico. A única linha que continua com acesso à Avenida Assunção é a linha Avenida do Contorno. São 20 ônibus que fazem a linha.

 

Mateus Marinho

Mais lidas da semana