Mídias Sociais

Cidades

Morre aos 81 em Rio das Ostras o ator, diretor e roteirista Joel Barcellos

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Joel morava na cidade há mais de dez anos. Na TV, um dos papéis mais conhecidos foi como o personagem Chico Belo em Mulheres de Areia, em 1993.

Morreu no último sábado (10), o ator, diretor e roteirista Joel Barcellos. A Informação foi confirmada pela prefeitura de Rio das Ostras, cidade onde residia o ator. A causa da morte ainda não foi divulgada. Joel foi sepultado na tarde de sábado, por volta das 15h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Âncora.

O Capixaba morava em Rio das Ostras há mais de dez anos. Na TV, um dos papéis mais conhecidos de Barcellos foi como o personagem Chico Belo, da novela Mulheres de Areia, em 1993.

Segundo a prefeitura, Joel foi homenageado no mês de setembro com a exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada”, onde foram apresentados troféus de prêmios consagrados, cartazes dos filmes que marcaram os mais de 60 anos de carreira, fotos e objetos do ator.

Homenagem

Em nota publicada em uma rede social, a Prefeitura de Rio das Ostras lembrou que Joel foi homenageado no mês de setembro com a exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada”, onde foram apresentados troféus de prêmios consagrados, cartazes dos filmes que marcaram os mais de 60 anos de carreira, fotos e objetos do ator.

Carreira

Em 1988, Joel atuou na novela O Pagador de Promessas, com o personagem Caveiras, onde contracenou com o ator Jofre Soares.

Já em 1992 interpretou o Terto Cachorro na minissérie Tereza Batista. Fez também a minissérie Engraçadinha, com o personagem Aprígio, em 1995. O trabalho mais recente foi no longa Casimiro de Abreu (2007), de Paulo Cesar Saraceni e Mário Carneiro.

Ele dedicou sua carreira quase que integralmente ao cinema, participando de momentos importantes como Cinco vezes favela (1962), Os fuzis (1964), de Ruy Guerra e A falecida (1965). Atuou, também, em O desafio (1965), de Paulo César Saraceni; A falecida (1965), de Leon Hirszman e A Grande Cidade (1965), de Carlos Diegues.

Um dos papéis mais conhecidos de Joel foi como o personagem Chico Belo em Mulheres de Areia, da Rede Globo, em 1993.


 

Mais lidas do mês