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Cartão unificado da saúde será extinto em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

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O Cartão Unificado, hoje necessário para marcação de consultas na rede municipal de Cabo Frio, será extinto. A mudança segue os trâmites necessários para o funcionamento do novo sistema de marcação de consulta, que passará a ser informatizado. A estimativa é de que a ferramenta comece funcionar em dezembro.

De acordo com a Prefeitura, os moradores terão que se cadastrar no novo sistema municipal de regulação. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais (identidade e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência.

“O controle de moradia será feito pelo próprio sistema e pelas visitas regulares que serão realizadas às casas. Importante destacar que a relação de documentos comprobatórios de residência é prevista em lei e com penalidades para quem mentir sobre a moradia. A relação de documentos que foi usada durante anos em Cabo Frio era inconstitucional”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Márcio Mureb, acrescentando que a lei estadual 6.225 de 2012 endossa a lei federal 7.115.

Com a informatização, todas unidades também passarão a emitir o Cartão Nacional do SUS para quem ainda não possui ou precisa de segunda via. Atualmente, o documento é emitido somente no Laboratório da Saúde, ao lado do PAM de São Cristóvão, e o morador precisa portar documentos pessoais e comprovante de residência.

Outra mudança é que as consultas passarão a ser agendadas pelas unidades de saúde e não mais pela Central do Braga. Após um período de transição, o galpão do Braga será fechado.

 

Sobre o novo sistema - A implantação do software na marcação de consultas é realizada pela Eco Sistemas, do Rio de Janeiro, em conjunto com a área de Projetos do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde de Cabo Frio. A ferramenta é o Sistema Estadual de Regulação (SER), o mesmo utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ).

O objetivo da informatização da marcação de consultas é facilitar o acesso da população e oferecer mais comodidade, além de fazer com que as ofertas de vagas da rede municipal de saúde estejam visíveis para todas as unidades.

Assim, cada unidade poderá fazer a marcação de acordo com as vagas disponíveis na rede municipal de saúde. A proposta é que uma unidade “enxergue” a outra e possa redirecionar o paciente conforme a disponibilidade de vagas e a concordância do morador.

Dessa forma, o morador vai passar a marcar a consulta no posto mais próximo de sua residência e, obrigatoriamente, deverá ser atendido pelo clínico geral, que fará o encaminhamento para o especialista. Vale destacar que no próprio posto será feito o agendamento tanto para o atendimento com o clínico quanto para o especialista.


 

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