Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Macaé continuam convivendo com mau cheiro causado após chuvas

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Desde as chuvas que atingiram Macaé no dia 8 de março, moradores de vários bairros vêm reclamando de um forte cheiro de esgoto. O mau cheiro acaba sendo percebido pela manhã e durante a noite, quando os ventos diminuem deixando a odor mais concentrado. O fenômeno apresenta cheiro muito parecido ao da queima de lixo

“Cheguei em casa para jantar nesta semana, e não consegui, por conta do cheiro forte na rua”, afirma Udson Viana, morador da Ajuda de Baixo.

Em uma reportagem anterior, procuramos uma bióloga para tentar desvendar a causa do mau cheiro na Capital do Petróleo. Segundo a especialista, o fenômeno pode ser explicado devido ao acúmulo de água durante muito tempo em várias localidades do município.

A bióloga e médica veterinária, Juliana Branco Barbosa, esclareceu que a lama de áreas alagadas possui cheiro forte. “A lama em si já possui um odor desagradável. Além disso, temos a decomposição da vegetação, de lixo, animais mortos e a mistura do esgoto, que formam esse cheiro”, explica Juliana. O mal cheio tem solução, segundo a bióloga. “Nesse caso tem que acionar a prefeitura pra limpeza das áreas afetadas”, ressaltou.

O forte calor que tem feito nesta semana em Macaé, pode intensificar mais ainda mais o odor, com o vapor do sol.   No início da semana, o forte cheiro de gás que foi sentido pela população de Macaé causou polêmica. Além de inúmeras reclamações dos moradores, houve a desconfiança de vazamento de gás no município. A Companhia Estadual de Gás (CEG) informou que não houve nenhum caso de vazamento. A companhia informou que foram registradas diversas ocorrências (ligações) em Macaé, por cheiro de gás na rua. As equipes foram acionadas e procederam até os locais citados. Em todas as ocorrências, nenhuma anormalidade foi encontrada.

Por meio de nota, a Prefeitura de Macaé, informou que o governo está agindo ao entrar nas comunidades mais afetadas com equipes de trabalho que incluem, dentre as várias frentes de atuação, limpeza. A prefeitura divulgou ainda, que o processo de normalizar o município como um todo está em curso e muito dele depende da natureza, necessariamente.


 

Mais lidas do mês