Mídias Sociais

Cidades

Maior centro de equoterapia do Brasil está localizado em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Centro de Equoterapia Passo Amigo fica no Distrito de Córrego do Ouro, na região serrana.

Daniela Bairros

O maior centro de equoterapia do Brasil está localizado em Macaé. O Centro de Equoterapia Passo Amigo fica no Distrito de Córrego do Ouro, na região serrana. Cento e noventa e duas pessoas são assistidas no centro.

A equoterapia permite benefícios às pessoas com necessidades de desenvolvimento físico, psicológico e social. O tratamento é direcionado a pacientes com quadro clínico de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias.

Os pacientes, com idades a partir de dois anos,  fazem a terapia por meia hora, uma vez por semana.

O secretário de Agroeconomia, Alcenir Maia Costa, explicou que a base localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha conta com 180 atendidos. Já em Córrego do Ouro, são 12 o número de assistidos. Ainda de acordo com ele, o objetivo é aumentar o número de vagas para esta região, mas isso só vai acontecer de acordo com a demanda.

Para participar do projeto é fundamental que os interessados deixem o nome na fila de espera, pois, por diversos motivos, como a liberação de pacientes, mudança de endereço e incompatibilidade de horário, por exemplo, surgem novas vagas e, como consequência, outros pacientes são chamados. Antes, porém, é preciso ser aprovado por uma equipe multidisciplinar.

A inscrição deve ser realizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. Para a região serrana, os interessados devem comparecer no Parque de Exposição de Córrego do Ouro, às sextas-feiras, de 8h às 17h. Informações pelo telefone (22) 99958-2072 e falar com a responsável Cymone Camolézi. É indispensável o encaminhamento médico para equoterapia e documento de identidade.

A equoterapia como desenvolvimento

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

O tratamento emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima à criança.

 

Crédito:  Maurício Porão

Mais lidas da semana