Centro de Equoterapia Passo Amigo fica no Distrito de Córrego do Ouro, na região serrana.
Daniela Bairros
O maior centro de equoterapia do Brasil está localizado em Macaé. O Centro de Equoterapia Passo Amigo fica no Distrito de Córrego do Ouro, na região serrana. Cento e noventa e duas pessoas são assistidas no centro.
A equoterapia permite benefícios às pessoas com necessidades de desenvolvimento físico, psicológico e social. O tratamento é direcionado a pacientes com quadro clínico de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias.
Os pacientes, com idades a partir de dois anos, fazem a terapia por meia hora, uma vez por semana.
O secretário de Agroeconomia, Alcenir Maia Costa, explicou que a base localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha conta com 180 atendidos. Já em Córrego do Ouro, são 12 o número de assistidos. Ainda de acordo com ele, o objetivo é aumentar o número de vagas para esta região, mas isso só vai acontecer de acordo com a demanda.
Para participar do projeto é fundamental que os interessados deixem o nome na fila de espera, pois, por diversos motivos, como a liberação de pacientes, mudança de endereço e incompatibilidade de horário, por exemplo, surgem novas vagas e, como consequência, outros pacientes são chamados. Antes, porém, é preciso ser aprovado por uma equipe multidisciplinar.
A inscrição deve ser realizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. Para a região serrana, os interessados devem comparecer no Parque de Exposição de Córrego do Ouro, às sextas-feiras, de 8h às 17h. Informações pelo telefone (22) 99958-2072 e falar com a responsável Cymone Camolézi. É indispensável o encaminhamento médico para equoterapia e documento de identidade.
A equoterapia como desenvolvimento
Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
O tratamento emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima à criança.
Crédito: Maurício Porão