A saúde é uma das prioridades do governo de Quissamã, que promoveu nesta semana duas ações voltadas para a prevenção e o cuidado com o diabetes. Um dos principais objetivos foi reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo. Os organizadores também fizeram referência ao Dia Nacional de Prevenção ao Diabetes, no dia 14 de novembro.
Um dos locais escolhidos para receber o encontro foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caxias. Por lá, a ação foi organizada pela coordenação do programa Hiperdia, em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social. Um dos destaques foi o momento em que pais e responsáveis das crianças do programa Agente Mirim participaram de uma roda de conversa conduzida pela coordenadora do Hiperdia, Cíntia Cardim, e pela coordenadora do Agente Mirim, Drielle Euzébio. O encontro apresentou cuidados básicos, sinais de alerta e práticas simples de prevenção para toda a família.
“O cuidado com o diabetes começa pela informação. Quando pais e responsáveis entendem os riscos e as formas de prevenção, ampliamos a proteção e garantimos mais qualidade de vida para todos”, afirmou Cíntia Cardim.
Outro ponto a receber o encontro foi a Unidade de Saúde do Carmo. Usuários da sala de espera participaram de uma apresentação dos programas Práticas Integrativas – Farmácia Viva e Hiperdia.
A enfermeira Sheila Batista explicou o uso de plantas medicinais produzidas no município como apoio à prevenção e ao tratamento do diabetes. Ela apresentou propriedades terapêuticas, formas corretas de uso e benefícios dessas espécies.
Segundo Sheila Batista, a iniciativa ajuda a aproximar a comunidade de práticas naturais seguras e acessíveis:
“As plantas medicinais são grandes parceiras no cuidado à saúde. Quando usadas de forma orientada, complementam o tratamento e fortalecem a prevenção.”
Entre as plantas destacadas estavam alecrim, pata-de-vaca, manjericão, tomilho, sálvia, açafrão e salsa, todas reconhecidas por contribuir para o bem-estar e para o controle natural de sintomas relacionados ao diabetes.