Mídias Sociais

Cidades

Escola de Artes Zanine será inaugurada nesta sexta-feira

Avatar

Publicado

em

 

No próximo dia 01 de julho, a Escola de Artes Zanine, será inaugurada em Búzios. A inauguração terá uma exposição de artistas plásticos da cidade. A exposição permanecerá no local mesmo após a Escola ser inaugurada. Neste espaço funcionarão oficinas de arte e artesanato e exposições permanentes, com peças de artistas buzianos e artistas convidados.

Na última semana, foi aprovado, em 1ª votação, o Projeto de Lei n° 0064/2016, de autoria do Vereador Henrique Gomes (PP). A matéria dispõe sobre a denominação do Mercado do Artesão Municipal, que passará a se chamar Escola de Artes José Zanine Caldas, o espaçoconstruído na Estrada da Usina, ao lado da Prefeitura de Búzios.

O projeto arquitetônico é um dos últimos em vida de José Zanine Caldas, que obedecendo ao seu consagrado estilo projetou para a cidade uma verdadeira obra de arte em madeira e vidro, absolutamente compatível com o estilo do município.

É importante destacar a oportunidade a ser alcançada na implantação deste espaço. Pouco se sabe acerca da quantidade, da qualidade e da diversificação da produção artística em Búzios. Mais de centenas de artistas de diversas matrizes residem na cidade, fonte de suas inspirações. Algumas galerias e ateliers divulgam seus trabalhos, porém faltava exatamente um espaço público devidamente projetado, equipado e dotado de instalações que possibilitassem abrigar democraticamente e de forma perene, essa rica produção.

A artista, Sylvana Graça, debuta no espaço Zanine e comemora bastante a obra pronta, “como sempre digo: tudo tem a hora certa para acontecer. E ela chegou. Sempre fui muito cobrada por isso, mas não tinha pressa, até porque queria que fosse um lugar especial. Um projeto arquitetônico de valor inestimável que é uma conquista para a cultura de Búzios e à disposição da nossa arte”, afirma Sylvana.

Para a população em geral, com ênfase nos jovens, a oportunidade de aprender e desenvolver seu talento, propiciando ainda a profissionalização, expondo e comercializando sua vocação artística.

A estudante de publicidade, Paula Chaves, moradora do bairro de Manguinhos, vê a Escola Zanine com um grande potencial. “A Escola Zanine vem para ser um marco da cultura da nossa cidade. Pessoas de fora irão vir só para as exposições do local e apreciar a sua arquitetura linda”, disse Paula.

Zanine

José Zanine foi um paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto, além de também atuar como professor no Brasil e no exterior. Por seu talento incomum foi reconhecido como Mestre da Madeira. Seu trabalho promoveu a integração do artesanato tradicional brasileiro e do modernismo de forma singular.

Zanine nasceu em Belmonte, sul da Bahia, e desde criança era apaixonado por obras e serrarias. Filho de um médico, com 13 anos ele começou a fazer presépios de Natal para os vizinhos usando caixas de seringa do pai, feitas de papelão. Mais tarde, tomou aulas de desenho com um professor particular e, aos dezoito anos, foi para São Paulo, trabalhar como desenhista numa construtora.

Mais lidas da semana