Segundo informações divulgadas na tarde dessa terça-feira (27) pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), as emissoras de televisão estão autorizadas para fazer o desligamento gradativo, a partir desta quarta-feira, até o dia 12 de dezembro.
Daniela Bairros
O desligamento do sinal analógico em televisões em todo o Estado do Rio de Janeiro será nesta quarta-feira (28). Quem possui televisões “tubo” precisa fazer a conversão para receber o sinal digital. Segundo informações divulgadas na tarde dessa terça-feira (27) pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), as emissoras de televisão estão autorizadas para fazer o desligamento gradativo, a partir desta quarta-feira, até o dia 12 de dezembro, mas é importante ressaltar que o prazo não foi prorrogado.
Segundo a coordenadora da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, Kelly Cardozo, na região Norte Fluminense, o desligamento será nas 59 cidades. Com a determinação da Anatel, as famílias que ainda não fizeram o agendamento para retirada do kit de TV Digital poderão fazer até o dia 12 de dezembro. Em Macaé, de acordo com Kelly, será feita uma campanha intensa, já que apenas dos 25 mil kits disponíveis para as famílias que têm o direito de retirar o kit gratuitamente, apenas 71% foram entregues.
Para agendar a retirada ou consultar se está participando da distribuição, a Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, disponibilizou a página na internet sejadigital.com.br/kit e o centro de atendimento telefônico, por meio do número 147 (ligação gratuita). Para fazer a retirada do kit, tem que fazer o agendamento pelo telefone.
Possuem direito de retirar o kit de forma gratuita famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal. Ao ligar, precisa ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social). Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar o kit.
Em Macaé, o kit pode ser retirado na Ajuda de Baixo.
Crédito: Divulgação