Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio continua atuando contra poluição sonora na cidade

Thaiany Pieroni

Publicado

em

O município de Cabo Frio continua atuando contra a poluição sonora na cidade. Na madrugada da última quinta-feira, 01, agentes da coordenadoria de Meio Ambiente de Cabo Frio percorreram diversos pontos da cidade em conjunto com a ROMU – Ronda Ostensiva Municipal –, realizando medições de decibéis em estabelecimentos comerciais do Centro, principalmente nas imediações do Canal do Itajuru.

As medições acústicas vêm acontecendo tanto no período diurno quanto noturno e atendem à determinação do Ministério Público Estadual, que recebe denúncias de moradores e aciona a fiscalização.

“Por meio dessas medições produzimos laudos acústicos, croquis e relatórios sobre cada ponto fiscalizado, o que vem nos permitindo identificar os pontos mais críticos da cidade e planejar com antecedência as operações de caráter repressivo, com aplicação de multas e autuações”, explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, as operações têm tido resultados positivos. “A questão da poluição sonora é ambiental. Quanto menos barulho, maior a qualidade de vida, e isso vale para a área urbana também. A cidade é o habitat das pessoas e o equilíbrio ambiental também deve ser promovido nas zonas urbanas”, enfatizou.

As operações, além de cumprirem determinação do Ministério Público Estadual, são realizadas, também, quando há denúncias. Em várias ocasiões os fiscais ambientais foram elogiados por sua pronta atuação, como recentemente aconteceu durante ação no bairro Palmeiras, quando quiosques e bares foram orientados a baixar o volume das aparelhagens de som após as 22 horas.

As denúncias podem ser feitas pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com

Mais lidas do mês