Mídias Sociais

Cidades

Búzios criará Conselho da APA Municipal do Mangue de Pedras

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Um Conselho será criado no próximo ano para gerir a APA Municipal do Mangue de Pedras, em Búzios. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, já começou a convocar a todos os órgãos governamentais e a sociedade civil organizada a participarem do processo de formação do Conselho.

De acordo com a Prefeitura, os interessados em fazer parte deste conselho, devem realizar a sua inscrição no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, localizada na Estrada da Usina, s/n°, Centro. Poderão inscrever-se todas as instituições e/ou associações da sociedade civil organizada, desde que instituídas até seis meses antes da data da instituição da Unidade de Conservação.

A portaria de criação do Conselho, contendo a relação das instituições e seus respectivos representantes, será publicada em Boletim Oficial até 15 dias após a data final de entrega dos documentos. Os conselheiros exercem o mandato por um período de dois anos, a partir da data da promulgação do Conselho.

 

Sobre a APA - No dia 09 de novembro foi publicado no Boletim Oficial o decreto nº1059 assinado pelo prefeito André Granado que criou a Área de Proteção Ambiental Mangue de Pedras (APA Mangue de Pedras). Esta formação geológica compõe um dos três exemplares existentes no mundo e está localizada na parte continental do município,  na Praia Gorda, bairro Rasa.

A instituição desta APA era uma antiga aspiração da população local formada por remanescentes de quilombolas e ambientalistas da cidade. A decisão em transformar a área em APA, considerou o aspecto sustentável desta unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde poderão ser exercidas as atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no interior da APA.

Todas as atividades econômicas sustentáveis, só poderão ser iniciadas, após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor.

A área da APA Mangue de Pedras é de 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda, e com esse ato a Prefeitura de Búzios está assegurando a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas  litorâneas, bem como recuperar  as áreas degradadas ali existentes. Também manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.

Mais lidas do mês