Mídias Sociais

Caderno D

SESI promove curso gratuito em editais culturais em Campos nesta semana

Avatar

Publicado

em

 

Cursos gratuitos de qualificação em editais culturais visa preparar artistas da região para 3 editais que o SESI lançará ainda neste ano, em diversas áreas artísticas

Os artistas de Campos dos Goytacazes terão a oportunidade de aproveitar um curso gratuito, oferecido pelo SESI Cultural na cidade, na próxima quarta-feira, 18, das 17h30 às 22h, com o tema Capacitação em Editais Culturais.

Segundo o SESI, o objetivo é proporcionar a compreensão das etapas de um projeto cultural, desde sua elaboração e execução até a prestação de contas, material que é muito necessário para os artistas locais que querem ampliar sua atividade.

O projeto também vai oferecer orientações básicas para a formalização da empresa proponente e sobre como utilizar sistemas de inscrições online, permitindo que os talentos locais possam estar preparados para participar de editais e, dessa forma, se apresentarem em grandes palcos.

A capacitação é voltada para pessoas maiores de 18 anos e é recomendável que tenham o Ensino Médio completo ou em curso e que já tenha atuação na área artística e/ou cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site firjan.com.br/caravanas.

A Caravana vai fazer a capacitação para inscrições em 3 editais a serem lançados pelo SESI Cultural. O primeiro deles, “Programa de Fomento às Artes”, vai selecionar projetos inéditos de artes cênicas (teatro, circo e dança), artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, instalação e fotografia) e música para apoio financeiro.

O edital “Novos Talentos da Música” vai contemplar 12 projetos (bandas ou artistas independentes), que receberão recursos financeiros para a produção de um videoclipe de música inédita, e o SESI também disponibilizará um estúdio para a produção de um fonograma da mesma música.

Por fim, o edital “Novos Talentos do Teatro” vai selecionar 10 companhias de teatro que irão montar, cada uma, um espetáculo a partir da escolha de um dos textos inéditos desenvolvidos em todas as edições do Núcleo de Dramaturgia SESI.

A produtora, gestora cultural, jornalista e publicitária, Sassá Samico, é responsável pela elaboração do conteúdo e por ministrar a capacitação da Caravana, que também visitará a cidade de Itaperuna, na quinta-feira, 19.

 

Palestrante – De 2009 a 2018, Sassá Samico atuou como Coordenadora Geral da Superintendência de Artes da Secretaria Estadual de Cultura, responsável por desenvolver ações nas áreas de artes cênicas (teatro, circo e dança), artes visuais (pintura, escultura, fotografia e instalação) e música.

Dentre suas principais funções, elaborou, desenvolveu e coordenou diversos editais de fomento direto, além de acompanhar os projetos selecionados. Participou de diversas comissões de avaliação e seleção de projetos de editais de fomento direto, lançados pela Superintendência de Artes.

Mais lidas da semana