Mídias Sociais

Caderno D

Atividades culturais continuam preenchendo o mês de julho em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Nesta segunda metade do mês de julho, os cabo-frienses e visitantes terão variadas oportunidades de visitar o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). Diversas atividades prometem preencher os próximos dias, o que é uma ótima opção para aproveitar esse período de férias escolares.

Na quinta-feira, 19, acontece a abertura da exposição temporária "O Mar, Conexão Divina". A exposição terá início às 18h e ficará aberta até o dia 19 de setembro. O horário de visitação é de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados e feriados, das 14h às 18h.

Nesta exposição, os visitantes poderão contemplar uma coletânea de fotografias do cabo-friense Luciano Barbosa, onde o mesmo retrata os principais pontos turísticos da cidade da Região dos Lagos. Essa será a primeira exposição do fotógrafo, que busca registrar as belas praias da região sob uma nova perspectiva.

De acordo com o artista, o objetivo é que o visitante possa conhecer e reconhecer as belezas naturais de Cabo Frio, observando o cotidiano e as belezas do morador, a pesca artesanal, os eventos tradicionais, a cultura, a preservação do meio ambiente e seu patrimônio imaterial. A entrada é gratuita.

No dia 21, das 14h às 17h30, o público poderá participar do Sarau Literário. Neste mesmo dia também acontecerá à premiação do XII Concurso Poesiarte, em homenagem a poetisa simbolista Nazareth da Cruz Gomes. O evento contará com a presença de vários acadêmicos e poetas.

Quem curte música clássica não pode ficar de fora de mais uma edição do evento Música no Convento, que acontecerá no dia 26, às 19h, com a participação do músico Francisco Silguero. O repertório de música clássica para flauta conta com composições de conhecidos músicos, como Praetorius, Handel, Marcello, Vivaldi, Mozart e Schubert.

Para encerrar a programação, no dia 28, a partir das 15h, a Feira Agroecológica do Convento chega em ritmo de festa julina, com a presença do Grupo Griot. Além disso, muitos produtos fresquinhos cultivados pelos produtores agro-familiares da região, chopp artesanal, comida típica e forró.

 

Sobre o Mart – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio ocupa o antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, edificação considerada um valioso exemplar da arquitetura franciscana e colonial brasileira, que abriu as portas ao público em 15 de dezembro de 1982 com acervo constituído, em sua maior parte, por imagens religiosas dos séculos XVII, XVIII e XIX – várias delas entregues ao museu por moradores da região.

Em 2017, a antiga edificação religiosa completou 331 anos e o MART lançou o livro “Cabo Frio – 400 Anos de História (1615-2015)”, disponível para download gratuito, que reúne textos de historiadores locais sobre a Baixada Litorânea Fluminense, o Convento Nossa Senhora dos Anjos e o museu.

Com isso, sua própria história já é uma atividade cultura valiosíssima. O agendamento de visitas guiadas acontece pelo telefone (22) 2646-7340 ou pelo e-mail mart@museus.gov.br.

Lembrando que o Mart está localizado no Largo de Santo Antônio e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados e feriados, das 14h às 18h.

Mais lidas da semana