Mídias Sociais

Caderno D

Prêmio Dandara Guerreira é atração nesta sexta-feira, 27, em São Pedro da Aldeia

Avatar

Publicado

em

 

Premiação, que chega à sua 4ª edição neste ano, vai homenagear 20 personalidades femininas negras do município e da região

Ícone da cultura afro na região, o Prêmio Dandara Guerreira chega à sua 4ª edição nesta sexta-feira, 27, em São Pedro da Aldeia, onde a prefeitura promove o evento em parceria com a Associação de Mulheres Afro-descendentes Nair de Souza (AMANS) e o Movimento Negro de São Pedro da Aldeia.

Com participação da Secretaria de Educação, o evento acontece na Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, às 19h, com organização da Diretoria de Igualdade Racial, Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial (DIPPPIR).

Neste ano, o prêmio volta a homenagear 20 personalidades femininas negras do município e da região que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira.

A premiação terá a exposição de artesãs locais e contará a história de vidas dessas mulheres. O diretor de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, professor Sérgio Rodrigues, falou sobre a iniciativa.

“O Prêmio Dandara Guerreira é importante, pois mostra que já existe uma política de afirmação que faz com que a mulher negra ganhe mais notoriedade. A mulher negra tem que ter esse espaço e valor. O prêmio traz em São Pedro da Aldeia a possibilidade de dar visibilidade a essas negras anônimas, que tanto trabalham para o crescimento de nosso município, mesmo que seja no brilhante trato com suas famílias, comunidades e bairros. Nada mais justo do que essas mulheres serem exaltadas, que tenham um momento em que possamos falar com elas sobre negritude e fazer com que despertem o desejo de estar na luta da igualdade racial”, avaliou o professor.

O Prêmio Dandara Guerreira é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, prestigia todas as mulheres homenageadas com certificados. A Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães fica na RJ-140, km 21, no bairro Fluminense.

Mais lidas da semana