Mídias Sociais

Caderno D

Coletiva de Inverno 2016 em Búzios reúne artistas consagrados

Avatar

Publicado

em

 

Para quem não sabe, Búzios não é conhecida apenas por suas belas praias, povo acolhedor, ruas charmosas, restaurantes e festas badaladas. A arte buziana é levada a sério e podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que é uma cidade que respira criatividade.

Com uma lista de artistas de primeira, o balneário conta com diversos espaços que revelam a importância de vários segmentos artísticos, como a Galeria – Atelier Flory Menezes que leva o nome de sua fundadora, a também artista plástica, Flory, muito conhecida na cidade e fora dela também. São 20 anos de uma história recheada de momentos importantes, como o atual, onde mais uma vez a Coletiva de Inverno está acontecendo, mas desta vez de um jeito diferente. A proposta é apresentar a junção entre três potências do nosso país no que se refere à produção de arte. A Serra, o Mar e o Rio de Janeiro, formam o chamado triângulo de arte onde a Serra, que tem uma circulação menor de pessoas que fomentam arte, a cidade do Rio de Janeiro, onde o montante é enorme e por isso se torna um local onde a arte é mais diluída e no Mar, onde podemos observar uma concentração maior de pessoas que produzem arte intensamente, como Búzios.

A Coletiva de Inverno 2016 está reunindo muitos artistas este ano, na Galeria e podemos constatar que este ano, em especial o projeto está mais vivo do que nunca. Uma das grandes intenções do evento é também mostrar que a Região dos Lagos não vive só de festivais gastronômicos, um dos pontos mais fortes da Costa do Sol, mas onde é possível se tornar referência nas artes plásticas. Em Búzios especificamente, que conta com turismo bem trabalhado, onde pessoas do mundo todo visitam a cidade o ano inteiro, é visível notar que também vem recebendo mais turistas no inverno, que buscam um turismo com belas paisagens somado a momentos onde os passeios vem recheados de conteúdo. “O que estamos achando este ano, é que o lema ‘A arte nos Une’ está tendo um peso positivo maior. Nesta temporada podemos constatar uma maior produtividade dos artistas e a nossa intenção é expandir mais ainda, mostrando que a arte também tem força, assim como a gastronomia buziana.” Conta Flory Menezes.

Artistas participantes: Celso Bomfim, Cecilia De Castro Pinto, Alan Camara, Renato Velasco, Ines Aviz, Regina Brandão, Walter Motta, Deborah Catalani, Ana Lopes, Gilberto Ribeiro, Irene Merrbaum, Nuschy, Helena Troia, Ilse Paula, Leandro Gonçalves, Edô, Luz Marina, Maria Marita, Fernanda Guimaraes e Angela Lintz

A exposição Coletiva de Inverno 2016 já está acontecendo e permanece até o dia 21 de agosto, na Galeria-Atelier Flory Menezes, que fica na Rua das Pedras, 168, loja 8.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana