Mídias Sociais

Caderno D

Cidade de Cabo Frio será representada por espetáculo teatral em festival estadual realizado em Maricá

Avatar

Publicado

em

 

Com atuação e estética destacadas, espetáculo reconta história do renomado autor Mário de Andrade, grande nome da literatura brasileira

O espetáculo teatral “Macunaíma”, da Cia de Teatro Creche na Coxia, de Cabo Frio, foi selecionada para integrar a programação do 40º Prêmio Paschoalino, tradicional festival de teatro realizado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ).

Escrito em 1928, o texto Macunaíma, O Herói Sem Caráter, do renomado autor Mário de Andrade, grande nome da literatura brasileira, é considerado um dos marcos do Modernismo, movimento histórico da arte nacional.

Realizado na cidade de Maricá, de 3 a 11 de agosto, o festival é uma homenagem ao ator Paschoal Carlos Magno. Considerado personagem fundamental da dinamização e da renovação da cena brasileira no século passado, Paschoal Carlos Magno, quer também foi animador, produtor, crítico, autor e diretor, além de fundar o Teatro do Estudante Brasileiro (TEB), um dos grupos mais importantes da história do teatro nacional.

Durante o Paschoalino deste ano, os participantes podem usufruir de várias apresentações de diferentes estilos teatrais. A FETAERJ é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual, filiada à Confederação Brasileira de Teatro (CBT).

Desde sua fundação em 1977, a Federação associa grupos de teatro com o objetivo de desenvolver o fomento, a criação, a manutenção e a difusão do teatro no Estado do Rio, tendo boa representação na região, onde já realizou festivais em tempos passados.

O Paschoalino acontece anualmente e neste período, os organizadores tentam promover diariamente a vivência de seus participantes nos espetáculos da mostra de grupos e companhias do estado, de companhias convidadas de outros estados, de oficinas, de debates, e de discussões acerca do fazer teatral.

Mais lidas da semana