Mídias Sociais

Caderno D

A tradição da gastronomia francesa contada pelo Chef Guilherme Veiga

Avatar

Publicado

em

 

A França é mundialmente reconhecida por sua comida. Seus pratos, queijos e vinhos são a escolha certa em qualquer lugar do mundo. Foi pensando nisso que o chef Guilherme Veiga planejou um jantar para que a experiência de um restaurante francês possa ser executada bem aqui, em Macaé. É o 'Un Voyage En France' ou, uma viagem á frança.

Guilherme estuda na escola de artes culinárias Laurent Suadeau e tem aulas diretamente com Laurent, um dos primeiros chefs franceses a chegar no Brasil junto com Claude Troisgros. Já o famoso chef Claude possui diversos restaurantes no Rio de Janeiro, além de programas de televisão como o Que Marravilha. E foi justamente em um desses restaurantes que Guilherme estagiou, o Olympe. "Foi uma experiência incrível. Consegui o estágio graças ao Laurent, quando estava em São Paulo estudando. Fui a um evento em que estavam o Claude o Laurent e o Emanuel Bassolei. Laurent me apresentou ao Claude e perguntou se ele lembrava do restaurante La Belle Meuniere (restaurante da família do meu padrasto, em Petrópolis). Na hora o Claude se lembrou e abriu as portas pra mim. Já na semana seguinte comecei a estagiar no Olympe." conta Guilherme.

Apaixonado pela culinária clássica, Guilherme preparou um menu especial para o evento. Segundo ele, a função de um chef é a de introduzir novos hábitos e apresentar novos sabores aos seus clientes. Composto por uma entrada, um principal e uma sobremesa, o jantar passeará não só pelos ingredientes, mas também pelas técnicas francesas, com a do Tartare de Saumon Frais, originalmente feito com carne e o Magret de Canard au Orange, acompanhado de mousseline de barôa e legumes glaceados. Para encerrar, um típico Crème Brullé, sobremesa que a origem é atribuída a vários países, mas que a forma final, como será apresentada, foi criada na França. Além do menu fixo, o chef fará uma surpresa aos seus comensais com um 'Amuse Bouche' que em tradução livre quer dizer alegrar a boca, em que fará uma criação especial para o evento.

O 'Un Voyage En France' acontece no próximo dia 4 de Agosto, em uma tradicional casa do bairro Imbetiba, lar do ex-prefeito da cidade Carlos Emir Mussi. Guilherme diz ter escolhido o local por conta da fantástica arquitetura da casa e pelo charme que o bairro proporciona. "A casa fica em frente a praia e tem uma arquitetura fantástica. Hoje se eu fosse projetar um restaurante faria algo muito parecido com o que ela é. Quando entrei pela primeira vez senti que ali merecia um evento deste nível, além do charme do bairro que já viveu seus tempos de badalação e hoje se transformou em um local residencial. Falta um bom restaurante na Imbetiba e este pode ser o primeiro passo pra isso" completou.

Aproveito para agradecer aos parceiros do evento, ao grande companheiro Carlos Emir, ao sommelier Sérgio Mendes, à Maria da Graça, proprietária de um ateliê fantástico, responsável pela decoração e a todos os meus convidados. Será uma grande noite. As reservas já estão esgotadas.

Un Voyage En France - 4 de Agosto - 20h. - Avenida Elias Agostinho, 144. 


Mais lidas da semana